Introdução: A cinesioterapia é uma das modalidades de reabilitação dentro da fisioterapia que utiliza a movimentação global com finalidade terapêutica. Seu foco são os distúrbios musculoesqueléticos com intuito de melhorar funcionalidade, equilíbrio corporal, flexibilidade, resistência, força muscular e coordenação motora. Por meio de alongamentos, manutenção da integridade articular, ganho de amplitude de movimento e força muscular, com ou sem auxílio de instrumentos. Halteres, bola suíça, thera-bands, mini-bands, bastões são alguns dos materiais utilizados, no entanto, para alguns públicos esses recursos são de difícil acesso devido ao alto custo. A partir desse déficit, os autores dos estudos perceberam a necessidade de se confeccionar recursos alternativos e acessíveis que substituam, mas desempenhem a mesma função, tais como, garrafas pets, bandejas de isopor, areia, papeis, bexigas, farinha. A reciclagem é um caminho que traz solução para a questão econômica e socioambiental. Objetivo: Apresentar a utilização de recursos sustentáveis de baixo custo durante o protocolo terapêutico baseado na cinesioterapia. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura, no qual as bases de dados utilizadas foram BVS, Scielo e Google Acadêmico aplicando os descritores: Fisioterapia, Sustentabilidade, Recursos fisioterápicos e Cinesioterapia, sendo encontrados 256 estudos sem a aplicação de filtros de pesquisa. Após análise, foram incluídos 8 artigos com data de publicação até o ano de 2011 que tratassem da sustentabilidade nos recursos fisioterápicos, relacionados com protocolo terapêutico em cinesioterapia, e excluídos, estudos de revisão, monografias, estudos não disponíveis na integra ou que não especificassem os materiais utilizados, ademais, artigos em duplicidade. Resultados e Discussão: Após a revisão desses estudos percebeu-se a capacidade de transformar materiais recicláveis em objetos lúdicos e de utilidade para a cinesioterapia. A utilização de garrafas pets com areia para adaptação de halteres e jogos lúdicos, isopor e papeis para criar jogos de passatempo (caça palavras, jogo da velha, jogo da memória), bexigas e farinha substituíram bolas que massageiam as mãos, proporcionando a movimentação de membros superiores e ganho da amplitude de movimento, resultando na criação de protocolos fisioterapêuticos ricos em exercícios que atuam no tratamento de diversas condições no ambiente hospitalar e clínico. Ademais, a confecção desses recursos com a participação dos próprios pacientes promove saúde de forma coletiva e comunitária. Considerações finais: Desse modo, conclui-se que a utilização de objetos reciclados se mostrou tão eficaz quanto aos recursos convencionais da cinesioterapia, cumprindo sua função e atendendo a expectativa de um prognostico bem-sucedido e atingindo a finalidade terapêutica.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018