Introdução:De acordo com estudos no atual cenário pós pandêmico, foi feita a observação de problemas na comunicação primária entre técnicos e usuários que acontecem, que durante o seu decorrer, o home office foi adotado por 46% das empresas (MELLO, Daniel. 2020, Agência Brasil) , onde os brasileiros foram motivados a trabalhar em casa, tendo como principal ferramenta, o computador. Através dessa observação, é notável que parte das pessoas passam por problemas com seus equipamentos eletrônicos, computadores por exemplo, e não tem alguém que acredite ser de confiança para solucionar o problema. Buscando uma solução viável para um melhor entendimento do mesmo, foi notado o déficit na comunicação entre técnicos e clientes, partindo da dificuldade na certificação da segurança e da própria comunicação já citada, que poderia ser feita através de alguma ferramenta. Visando solucionar esses problemas, foi projetado um meio de comunicação facilitada entre técnicos e clientes com garantia da segurança.Objetivo:Facilitar o acesso de usuários à técnicos qualificados para a resolução de problemas de maneira rápida e confiável. Além de possibilitar a renda extra para técnicos que já atuam no mercado e a reinserção dos que não estavam atuando efetivamente no mercado por motivos diversos, como por exemplo: a falta de uma divulgação ou marketing efetivo de seus serviços.Metodologia:Para confirmar a proposta gerada pelo artigo, foi utilizado o método de pesquisa quantitativo a fim de se obter uma análise numérica dos dados. Através de dois formulários gerados na ferramenta google forms cada um voltado para seus respectivos usuários, técnico e cliente. Foram feitas perguntas objetivas com a finalidade de confirmar na sua análise a proposta levantada pelo artigo. Resultados e Discussão: Mediante a aplicação da metodologia citada acima, foram obtidos os seguintes resultados; Por parte dos clientes que responderam a pesquisa (46 pessoas), 63% afirmam não conhecer um técnico para solicitar caso tenha algum problema, além de que 67,4% afirmam que talvez confiassem em um técnico que encontrasse em uma busca rápida na web e 21,7 % não confiariam. Da parte dos técnicos que responderam um outro formulário (18 pessoas) 66,7% afirmam não fazer anúncios de seus serviços na internet, os fazendo somente por indicações de seus clientes. Em uma pergunta de confirmação se ambos os usuários utilizariam o aplicativo, por parte dos clientes, 76,1% usariam o aplicativo e 89,1% gostariam que o aplicativo existisse e por parte dos técnicos, 72,2% usariam o aplicativo e 94,4% gostariam que o aplicativo existisse. Com respostas obtidas, foi possível constatar uma certa dificuldade de comunicação entre usuários e técnicos, onde os usuários não conhecem alguém de confiança para contatar e já os técnicos por sua vez, não fazem anúncios de seus serviços. Através da proposta gerada pelo projeto, será possível a criação de um meio de comunicação, onde terão uma facilidade na interação entre ambas as partes. Utilizada como fonte para o levantamento de requisitos, como próximos passos para o projeto, será desenvolvido um software atendendo os requisitos de segurança e acessibilidade. Considerações finais: A criação de um meio de comunicação novo, não seria feita do dia para a noite, é preciso investir na divulgação, no reconhecimento do meio por parte dos usuários, de forma que a ferramenta possa ser disseminada e utilizada por grande parte da população. Será necessário um desenvolvimento bem planejado para cumprir todos os requisitos de segurança e garantir a confiabilidade da aplicação, já que a segurança é um dos pontos principais do projeto, assim cumprindo a sua proposta de facilitar a comunicação entre técnicos e clientes.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018