Introdução: A Espondilite Anquilosante é uma doença inflamatória cuja etiologia é desconhecida, mas possui padrão reumatológico. É caracterizada por afetar bilateralmente as articulações sacrilíacas e esqueleto axial de forma ascendente. Tem acometimento progressivo que causa rigidez e imobilidade, alterando, desse modo, a qualidade de vida do paciente, acarretando graus variados de incapacidade, sendo eles físico, social, econômico ou psicológico. Geralmente tem seu início a partir dos vinte ou trinta anos, sendo mais comum em homens, iniciando com artrite periférica (forma juvenil da doença) resultando, após anos, na Espondilite Anquilosante (forma adulta), apresentando-se como a fase mais agressiva da patologia, não sendo mais dispensável o uso de drogas, para controle da dor, e tratamento fisioterapêutico. O diagnóstico para essa enfermidade é difícil, pois esta tende a ser confundida com patologias semelhantes e mais comuns resultantes da má postura e dores reumáticas, por exemplo. Objetivo: O estudo buscou apresentar a importância da Fisioterapia no tratamento dos portadores de Espondilite Anquilosante. Metodologia: Trata-se de resumo simples, baseado em uma apuração dos dados da literatura indicada por estudos sobre a importância da fisioterapia no tratamento de pacientes portadores de Espondilite Anquilosante, tendo como descritores principais: espondilite, espondilite anquilosante, fisioterapia, limitações, capacidade funcional. A coleta de tais dados foram feitos no período de 01 de Setembro de
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018