Introdução: O acidente vascular cerebral (AVC) é definido como uma lesão no cérebro, sendo caracterizado pela ruptura ou obstrução de vasos que levam sangue ao cérebro. O AVC isquêmico é o mais comum, ocorrendo interrupção de fluxo sanguíneo, que acaba impedindo passagem de oxigênio para células cerebrais, causado por trombo, êmbolo ou estreitamento dos vasos sanguíneos. A consequência clássica é a hemiparesia, com alteração da motricidade, tônus e espasticidade, prejudicando as atividades de vida diária (AVD 's). Entre os diversos recursos terapêuticos para a reabilitação de indivíduos com sequelas do AVC, destaca-se a estimulação elétrica funcional (FES), que é uma corrente elétrica que estimula ação no nervo motor, ocasionando a contração muscular. O uso do FES consiste no fortalecimento, diminuição da espasticidade e relaxamento muscular, dependendo dos parâmetros utilizados (frequência, largura de pulso, tempo on/off e área estimulada). Objetivo: Descrever a vivência de uma discente do curso de fisioterapia com o uso da estimulação elétrica funcional (FES) no protocolo de tratamento de um paciente com sequelas de AVC isquêmico. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência realizado por uma acadêmica de fisioterapia, desenvolvido durante a disciplina de Estágio Fisioterapêutico Supervisionado na Atenção Secundária à Saúde, na clínica escola de uma Instituição de Ensino Superior, localizada em Fortaleza-CE no ano de 2022. A estratégia utilizada foi colocar em prática a corrente excitomotora na patologia em questão. Resultados e Discussão: A reabilitação fisioterapêutica reflete uma abordagem que prioriza a funcionalidade do paciente. O uso do FES no paciente com a patologia citada, apresentando queixa principal de não ter força na mão esquerda e dificuldade de segurar objetos, foi focada na extensão de dedos e punho. Diante disso, foi sentida a necessidade de se aprofundar ainda mais sobre o uso da corrente, a fim de elaborar um protocolo eficaz que melhor se adequasse ao objetivo inicial proposto, uma vez que, trata-se de um recurso desafiador na parametrização, visto que a mesma acontece de uma forma individualizada. Assim, além de proporcionar a discente o aprimoramento do conhecimento teórico e a manualidade prática no uso desta corrente excitomotora, a vivência possibilitou o progresso ao paciente, que junto com outros recursos nas sequelas decorrentes do AVC, está sendo eficaz, facilitando a realização de movimentos de oponência dos dedos e segurar objetos. Considerações finais: Com a quantidade de atendimento foi possível observar uma evolução clínica do paciente, além de mais confiança para realizar as atividades propostas. Sendo assim, é notório que deverão permanecer os atendimento para maiores ganhos. A vivência relatada contribuiu para a formação acadêmica e profissional da acadêmica, com maior experiência no uso do FES na patologia referida.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018