Introdução: A literatura apresenta diversos entraves na assistência qualificada à saúde sexual e reprodutiva, envolvendo, entre estes, aspectos da formação profissional, questões pessoais e sociais. As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Enfermagem apontam que a formação deve contemplar conteúdos essenciais os quais devem estar relacionados ao processo saúde-doença da comunidade, ao quadro epidemiológico local, trazendo ações no âmbito do cuidado de enfermagem, habilitando os profissionais para a adoção das medidas preventivas, de promoção, proteção e de reabilitação da saúde. Para nortear este aspecto formativo no tocante ao cuidado à saúde sexual e reprodutiva, pensou-se a construção de um modelo lógico pedagógico voltado às principais demandas de saúde nesta área, de forma a sistematizar o cuidado de Enfermagem e qualificar o trabalho do enfermeiro. Objetivo: Construir um modelo lógico pedagógico para formação do acadêmico de Enfermagem com ênfase nos cuidados à saúde sexual e reprodutiva. Metodologia: Trata-se de nota prévia de um estudo metodológico que visa à construção de um modelo lógico pedagógico voltado à formação de acadêmicos de Enfermagem de uma instituição de ensino privada localizada em Fortaleza e Maracanaú-CE. As etapas previstas para a execução contemplam: busca na literatura das principais deficiências relacionadas ao cuidado à saúde sexual e reprodutiva; discussão com o grupo de trabalho da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I sobre os achados da literatura e suas vivências enquanto acadêmicos do Internato I (Estágio obrigatório em Atenção Primária); análise de referências técnicas do Ministério da Saúde e entidades das áreas de ginecologia e obstetrícia; construção do modelo lógico em etapas adaptadas de estudos de avaliação de programas de saúde, utilizando-se os sete pilares apontados por Donabedian (efetividade, eficiência, eficácia, equidade, aceitabilidade, otimização e legitimidade). Resultados e Discussão: O percurso de construção do modelo lógico tem se constituído um desafio diante das potencialidades que envolvem esse recurso enquanto instrumento estruturador da formação do enfermeiro. A identificação das principais demandas em cada área de enfoque tem mostrado as múltiplas deficiências de acadêmicos de Enfermagem e enfermeiros, apontadas na literatura. Considerar os aspectos práticos tendo em vista os contextos de atenção vivenciados durante a vida acadêmica tem se constituído um elemento norteador da busca dos indicadores empíricos que constituirão o modelo lógico. O trabalho em equipe desenvolvido com o grupo de TCC tem permitido a partilha das angústias e desafios que constituem uma produção complexa e rica de implicações para a prática de Enfermagem. Considerações finais: Acredita-se que, mesmo em fase inicial, o estudo já tem demonstrado um excelente potencial de aplicação no contexto de formação de profissionais de saúde e pode se constituir um caminho a ser traçado por outros pesquisadores que abordam a a interface da formação em saúde e contextos de cuidado.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018