Introdução:A Doença de Parkinson (DP) é uma condição resultante da destruição dos neurônios produtores de dopamina, reduzindo a atividade das áreas motoras do córtex cerebral, desencadeando disfunções posturais e cognitivas, diminuindo os movimentos voluntários e causando contrações musculares repetitivas. Devido a essas disfunções na rede dopaminérgica, a possibilidade de desenvolver e influenciar movimentos descontrolados aumenta, dentre eles, o bruxismo. Frente a prevalência de pacientes com DP que apresentam atividade de bruxismo pode-se hipotetizar a possibilidade de haver uma associação entre o bruxismo e as alterações no sistema dopaminérgico. Objetivo:Analisar uma possível associação entre a DP e a percepção de bruxismo. Metodologia: A pesquisa bibliográfica se deu a partir das plataformas Pubmed e Google Acadêmico.Resultados e Discussão: Uma das teorias discutidas atualmente é referente a medicação utilizada no controle da DP, especificamente a levodopa, tal hipótese tomou força a partir de um relato de caso de paciente que desenvolveu o bruxismo como resultado da terapia de levodopa, no entanto, em estudos laboratoriais do sono, foi demonstrado em voluntários saudáveis que a levodopa exerce um efeito atenuante no bruxismo do sono. Além disso, verificou-se que nesta população com DP, o bruxismo (acordado) foi consideravelmente associado a dor de DTM, isso pode ser explicado pelo fato de que a capacidade de suporte de cargas musculares nas estruturas do sistema mastigatórias de pacientes com DP pode ser reduzida, o que pode resultar em dor na DTM.. Considerações finais: Até o presente não tem comprovação se a atividade do bruxismo na DP é causada pelo processo da doença subjacente ou pelo uso de medicação dopaminérgica, ainda menos informações estão disponíveis sobre a possível relação entre DP e DTM, quando uma relação com DP e bruxismo for comprovada, o bruxismo pode ter valor diagnóstico.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018