Introdução: A princípio, é sabido que a paralisia cerebral se trata de uma lesão neurológica não progressiva causada por danos que ocorrem no cérebro ainda em desenvolvimento, fator que engloba diversas complicações, como por exemplo, disfunções na marcha, dicção, postura, tônus musculares, dentre outros. Contemporaneamente, no Brasil, é notório em ambientes escolares, a segregação de crianças acometidas por esta síndrome, devido às alterações motoras, cognitivas, comportamentais e sensoriais, fatores determinantes no processo desta exclusão. Isso ocorre paralelamente à percepção dos professores no processo de ensino e aprendizagem, junto a necessidade de adaptações como transporte adequado, assentos, recursos para escrita e computadores adaptados, requerendo avaliação de participação, a fim de minimizar estas dificuldades, recuperando a funcionalidade e estabelecendo uma maior taxa de aprendizado. Deste modo, a fisioterapia exerce um papel fundamental na acessibilidade dessas crianças no âmbito escolar, uma vez que, o profissional será capaz de aprimorar as habilidades existentes, auxiliar no desenvolvimento motor, minimizar sequelas presentes e promover a independência da criança. Objetivo: Realizar uma revisão de literatura sobre a intervenção fisioterapêutica, sua importância e interferência no processo de acessibilidade e inclusão de crianças com paralisia cerebral no ambiente escolar. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura de artigos retirados das bases de dados PubMED e sciELO, onde foram encontrados 64 artigos, dos quais 5 foram utilizados para a construção desta revisão. Os critérios de inclusão foram: ensaios clínicos controlados, publicados no período de 2009 a 2022, em língua portuguesa, inglesa e espanhola, artigos disponíveis de forma gratuita e que abordassem a influência do profissional da Fisioterapia no cotidiano escolar de crianças com Paralisia Cerebral, independente da área de convivência. Utilizando os seguintes descritores: Paralisia Cerebral, Inclusão Social e Fisioterapia de acordo com os descritores em ciências da saúde-DeCS. Os critérios de exclusão foram: estudos duplicados e que não abordassem o tema proposto. Resultados e Discussão: Através dos estudos realizados, evidencia-se que, a fisioterapia apresentou grande relevância frente a inclusão destas crianças, pois além de promover bons resultados no ganho de força e função motora, interferiu de forma positiva na independência e autoconfiança para realizarem atividades diárias como sentar, levantar e se locomover, estimulando mais autonomia, capacidade de interação com outras crianças e menor afastamento dos âmbitos de vivência, como o lazer e escolar. Considerações finais: Como síntese do exposto, mediante ao desafio de promover a inserção de crianças com paralisia cerebral na sociedade, os artigos selecionados sugerem que a atuação da fisioterapia, apresenta efeitos significativos no tocante à força, mobilidade e postura que estão ligadas diretamente à uma maior independência das crianças vítimas da lesão relatada no estudo, o que contribui positivamente para minimizar a segregação e proporcionar mais integração destas, nos ambientes de convivência, principalmente no escolar.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018