Introdução: A doença de Parkinson (DP) é uma desordem neurodegenerativa na qual ocorre uma perda dopaminérgica na região dos núcleos da base, causando uma disfunção no lobo frontal comprometendo os domínios cognitivos. O distúrbio progressivo da marcha é um dos principais sintomas motores em pessoas com a DP. Sendo assim, a fisioterapia utiliza de diversos recursos para auxiliar esses pacientes na recuperação de suas funcionalidades e por isso é indicada em todas as fases da doença. Dentre os objetivos do tratamento fisioterapêutico destaca-se: minimizar e retardar a progressão dos sintomas, melhorar força muscular, equilíbrio e aptidão física, concedendo aos pacientes mais autonomia e independência. Objetivos: Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre condutas fisioterapêuticas eficazes no tratamento da marcha em pacientes portadores da Doença de Parkinson. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura sobre as condutas fisioterapêuticas eficazes no tratamento da marcha em pacientes portadores da Doença de Parkinson. Foram utilizados como banco de dados de busca, SCIELO, PubMed e PEDro, com os descritores Parkinson, Fisioterapia, Marcha. Foram selecionados artigos no idioma português e inglês datados entre 2018 a 2022. Foram encontrados 90 artigos potencialmente relevantes ao tema, após análise, foram excluídos 12 artigos por estarem duplicados, 20 artigos por serem de revisão, 17 por não estarem disponíveis on-line na íntegra, 15 por serem trabalhos de conclusão de curso e 15 por não abordarem a temática ou objetivo principal do tema. Foram utilizados no estudo um total de 11 artigos. Resultado: Conforme os 11 artigos encontrados foram observados que em 3 deles, usar técnicas de realidade virtual com atividades de dupla tarefa resultaram na melhora da velocidade dos pacientes, no comprimento da passada e na cadência da marcha, outros 4 artigos que estão voltados especificamente para análises de testes e escalas clínicas como o Dynamic Gait Index (DGI) e teste de caminhada de 6 minutos, foram observados que houve aumento significativo no escore do DGI após intervenção com exercícios multicomponentes como treino de marcha com obstáculo e trabalho de equilíbrio proporcionando melhora funcional com redução do risco de quedas, e nos últimos 4 artigos mostram que intervenção da pratica mental associada a fisioterapia motora , onde são realizados exercícios de dissociação de cintura escapular e pélvica, treino de marcha e fortalecimento com ênfase em MMII, resultam na melhora no risco de quedas. Considerações finais: Sendo assim conclui-se que as condutas fisioterapêuticas apresentadas nos artigos descritos acima, obtiveram melhoras significativas na deficiência da deambulação de pacientes com Doença de Parkinson.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018