Introdução: A primeira infância, de modo geral, é compreendida pelo período de zero a seis anos de idade e é tida como uma janela de oportunidades, pois é nesse período em que a criança se encontra no auge do desenvolvimento cognitivo e sensorial, em que são formadas a maioria das sinapses neurais, isto é, a arquitetura do cérebro. Dados comprovam que o desenvolvimento ocorrido durante a primeira infância, poderá resultar em adultos saudáveis, portanto, há a necessidade de investir nesse período tão importante na trajetória da criança. Destaca-se, a atuação do enfermeiro na condução das consultas de puericultura na atenção primária em saúde, possuindo atuação direta no acompanhamento saudável da criança, a fim de proporcionar um bom crescimento e desenvolvimento e sendo vigilantes junto aos pais e cuidadores. Objetivo: Relatar a vivência obtida por acadêmicas de enfermagem durante consultas de puericultura na atenção primária em saúde e seu impacto na primeira infância. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência com uma abordagem descritiva acerca da vivência de acadêmicas de enfermagem adquirida durante a prática da disciplina de Processo de Cuidar em Saúde da Criança. A prática aconteceu em unidade de atenção primária à saúde da cidade de Fortaleza, CE, tendo como público-alvo crianças, pais e cuidadores, durante o mês de setembro a outubro de 2022. Resultados e Discussão: Durante as consultas de puericultura realizadas na prática foi possível observar a importância da atuação do enfermeiro no processo de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças e como sua percepção e orientação adequadas quanto aos achados sugestivos de risco e atraso do desenvolvimento, principalmente, podem impactar em boas práticas, como nos estímulos a serem realizados como na sinalização do profissional médico para serem feitos os encaminhamentos para a atenção especializada de forma precoce. Ademais, foi visto uma fragilidade dos pais quanto ao acesso à informação, pois muitos relataram não saber acerca dos cuidados, dos estímulos, da importância do vínculo e afeto no processo de cuidar e o quão impactante isso é no desenvolvimento dos filhos. Considerações finais: Nessa perspectiva, é possível considerar que às orientações que são disseminadas para os pais e cuidadores na puericultura deverão ser transferidas de forma correta, visto que esses poderão ter autonomia no processo de cuidar dos filhos, além disso esse cuidar adequado impacta positivamente no desenvolvimento da criança e na formação de vínculo no ambiente familiar. A boa orientação aos pais torna eles vigilantes nesse processo e aliado ao acompanhamento de enfermagem torna possível proporcionar a perspectiva de uma primeira infância efetiva e que aumentará as chances dessa criança hoje ser um adulto mais saudável no futuro.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018