Introdução: A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), situada no bairro Jacarecanga da cidade de Fortaleza, no Ceará, completou 20 anos de existência em 2022. A escola oferece oportunidades diversas em ofícios ligados à arte e à cultura, um ramo que só se expande na capital do Ceará e seu entorno, bem como no interior, de acordo com Gondim (2007) e Viana (2017). Dentro dessa realidade, já passaram ao todo mais 6 mil alunos pela EAOTPS e mais de 2 mil pessoas em todo o estado foram sensibilizadas acerca das noções de patrimônio material e imaterial no estado do Ceará (MAPA CULTURAL, 2022). Como em todo o mundo, a partir de 2020, a EAOTPS foi afetada pela pandemia do vírus SARS-CoV-2, a Covid-19, que afetou o acesso a bens essenciais como transporte, alimentação e educação. Devido às medidas de contenção da propagação da enfermidade por meio de mobilidade social reduzida, como isolamento e quarentena (FIOCRUZ, 2021), as escolas precisaram abrandar para seu público os impactos educacionais da pandemia. Foram propostos novos meios de cumprir o seu papel frente a esse novo contexto para manter em voga a cultura, a memória e o patrimônio, em suma, a educação artística e patrimonial no caso da EAOTPS. O escopo é delimitado para os anos de 2020 e 2021 nos cursos de História e Apreciação da Arte, Conservação, Restauração e Organização de Bens Patrimoniais Móveis. Estes foram integrados nas modalidades Tela, Escultura e Geral (incluindo Tela, Escultura e Papel) em que atravessou-se essa experiência com participação ativa como docente e/ou coordenador dos cursos, auxiliando os professores em sua didática. O que se tornou essencial para o sucesso dentro desse escopo, começou por uma gestão escolar ágil, empática e dedicada, também a aplicação nas aulas da Abordagem Triangular (BARBOSA & CUNHA, 2010) composta de três eixos, o apreciar: onde alunos fruem e são estimulados nas suas capacidades de interpretação, criatividade, imaginação, por meio de aspectos afetivos e emocionais; o contextualizar: aqui, abrangem-se os contextos que envolvem (no caso) a produção artística como demonstração histórica e cultural; e o fazer: aqui, estão envolvidos aspectos da criação artística, nele, o indivíduo transforma-se em criador e precisa instigar conhecimentos sobre as linguagens e expressões para transformar em algo concreto o que aprendeu mediante sua própria inteligência e habilidades motoras. Dessa forma, na ausência de trocas interpessoais localmente, a ajuda durante as aulas remotas adveio de desenvolver áreas do conhecimento e da prática com o auxílio da Abordagem Triangular. Objetivo: Este trabalho tem como pressuposto as práticas pedagógicas e a cultura que fluem se validam apenas numa mediação com o outro como em Vygotsky (1991), e, dentro de uma realidade pandêmica com diversos profissionais atuando de forma remota, inclusive da área de educação, pretende-se relatar como se deu o espaço de possibilidades educacionais, cognitivas e socioculturais em ambiente remoto na EAOTPS. Metodologia: Essa pesquisa tem caráter essencialmente empírico, baseado em experiências individuais apoiada em levantamento de dados de caráter qualitativo conforme Denzin e Lincoln (2006), utilizou-se como método de coleta a pesquisa bibliográfica e de análise utilizando a observação para extrair os conhecimentos do empirismo e atrelá-los a dados quantitativos tendo em si, portanto, um recorte longitudinal. Resultados e Discussão: Dado os contextos aqui apresentados de dificuldades sanitárias, financeiras dentre outras enfrentadas por todo o território brasileiro, a EAOTPS mostrou-se durante a presente pandemia, dentro do escopo da pesquisa e a partir da Abordagem Triangular utilizada como norte de prática docente, como um ambiente de resistência e continuidade na tradição na Arte, no ensino e no patrimônio cearense, emancipador de culturas e formador de profissões dado que alunos concludentes adentraram no mercado de trabalho após a conclusão dos cursos em trabalhos próprios como visto em relatos da Feira Fuxico realizada pela EAOTPS ou trabalhos institucionais de restauração e conservação como visto em reportagem da TV Diário (EAOTPS, 2022). Considerações finais: A EAOTPS, sobretudo, trata de estimular profissões e carreiras a partir da memória e do patrimônio cultural material e imaterial do estado do Ceará, em tempos pandêmicos, a Abordagem Triangular desempenhou papel fundamental no auxílio à docência e ao público para atingir seus objetivos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018