A leishmaniose é uma doença infecciosa de caráter zoonótico endêmica no Brasil. É transmitida através da picada do mosquito, popularmente conhecido como mosquito-palha, infectado pelo parasito Leishmania sp. Dentre as espécies acometidas, o cão é o principal hospedeiro, porém o felino também vem ganhando destaque no ciclo de transmissão. O presente trabalho é referente a um felino doméstico, dois anos de idade, SRD. No exame físico, o paciente encontrava-se alerta, com mucosas normocoradas, normohidratado, temperatura de 38.8 º C e lesões nodulares alopécicas não ulceradas no focinho. Foram solicitados exames complementares tais como: hemograma, bioquímico renal (creatinina), hepático (ALT), radiografia torácica. Além de testes rápidos (TR) imunocromatográfico para FIV e FeLV e punção aspirativa por agulha fina (PAAF) dos nódulos presentes no focinho. O diagnosticado de leishmaniose foi através da PAAF. Logo após, foi prescrito tratamento para a enfermidade com base no protocolo realizado para cães, a fim de trazer melhora clínica no quadro do paciente. Além disso, as precauções com os felinos precisam ser melhor esclarecidas. O prognóstico exato da doença felina permanece desconhecido, pois há poucos estudos sobre o estadiamento da doença nesta espécie. A partir do exposto, o objetivo deste trabalho é apresentar um relato de caso de leishmaniose felina.
Palavras-chave: gato, leishmaniose, reservatório, tratamento.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018