Introdução: Leishmaniose visceral (LV) acomete cães e humanos e é causada pelo protozoário da espécie Leishmania infantum. Na rotina clínica, o teste sorológico imunocromatográfico é muito utilizado. PCR em tempo real (qPCR) e ELISA são indicados para diagnóstico definitivo. Objetivo: Comparar uma estratégia de qPCR com teste imunocromatográfico no diagnóstico da LV em pacientes caninos e humanos, bem como apresentar as sensibilidades obtidas por curva-padrão em cada espécie. Métodos: Amostras de DNA foram obtidas de cães (n=6) e humanos (n=17) previamente triados como positivos para calazar por teste imunocromatográfico tipo DPP. As cargas parasitárias dos pacientes e a sensibilidade in vitro em cada espécie foram acessadas através de curvas padrão para kDNA. A acurácia da quantificação de uma amostra de DNA padrão contendo 500.000 leishmanias/?L foi também realizada. Resultados: O qPCR permitiu a detecção 0,025 e 0,05 leishmanias/?L de sangue canino e humano, respectivamente. Apenas 16,7%(1/6) dos pacientes caninos apresentou qPCR positivo, com parasitemia 9,75±0,11 leishmanias/?L de sangue (média±d.p.). Dentre os pacientes humanos, 95,1%(16/17) apresentaram qPCR positivo, com valores de carga parasitária variando de 0,39±0,28 a 8.640,08±226,99 leishmanias/?L (média±d.p.). Conclusão: A presente pesquisa registra o desenvolvimento de uma estratégia de qPCR com elevada sensibilidade para o diagnóstico molecular da LV canina e humana. Essa condição é especialmente relevante, pois, muitas vezes, o acesso à carga parasitária por qPCR, para acompanhamento de progressão da patologia, se faz necessária. Este estudo evidencia a necessidade de investigação adicional da sensibilidade e da especificidade dos métodos diagnósticos de calazar canino, especialmente em pacientes assintomáticos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018