Introdução: A seletividade alimentar (SA) é reconhecida como um distúrbio típico da idade pré-escolar, normalmente relacionada à introdução alimentar tardia, com potencial prejuízo à saúde da criança. Compreender esse fenômeno e o público predisposto pode subsidiar estratégias que melhorem ou reduzam esses comportamentos, favorecendo um estado nutricional adequado. Objetivo: Revisar na literatura científica aspectos relativos a características e estratégias de minoração da SA no público infantil. Método: Foi realizada uma revisão de literatura integrativa, através das bases LILACS, CAPES e Scielo, utilizando como critério de inclusão artigos científicos publicados em português, nos últimos 10 anos. Foram utilizados para a busca, os descritores Seletividade Alimentar, Ingestão Alimentar e Crianças. Resultados: A partir da leitura crítica, dez artigos foram selecionados, os quais, todos foram desenvolvidos no Brasil, concentrando-se na região Sul e Sudeste, com período de publicação variando de 2012 a 2022, e diversidade metodológica. Os estudos encontrados puderam relacionar a seletividade alimentar de maior prevalência em crianças do sexo masculino, na fase pré-escolar e escolar, geralmente relacionada à autonomia de escolhas alimentares, preferencias e aversões por determinados alimentos ou grupo de alimentos, a qual repercute em maior preocupação dos pais e cuidadores. Dentro das estratégias empregadas com potencial de diminuição da SA, destacam-se, a frequência regular da escola, introdução alimentar no tempo adequado, boa relação familiar, educação alimentar e nutricional, oficinas culinárias e integração sensorial. Considerações finais: A SA é uma condição complexa e multifatorial, na qual estratégias e intervenções no intuito de minimizar essa ocorrência pode contribuir para melhoria da saúde e estado nutricional da criança com esse acometimento.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018