Introdução: A maternidade se constitui um desafio por si, intensificado com outras demandas, como em situação de violência, de vulnerabilidade social e no cárcere. Analisar as questões éticas e legais que envolvem o maternar em situação de privação de liberdade pode se constituir uma demanda para abordagem na formação em saúde e objeto de divulgação científica para diferentes públicos, de forma a tornar acessível esse conhecimento aos diferentes perfis de conhecimento de usuários de redes sociais. Objetivo: Descrever as etapas em andamento e resultados parciais de pesquisa sobre a produção de uma fanfic sobre a vivência da maternidade no cárcere divulgada em uma rede social. Metodologia: Trata-se de nota prévia de pesquisa que objetiva defesa de Trabalho de Conclusão de Curso de Enfermagem de uma faculdade em Maracanaú-CE. São apresentadas as etapas de definição do layout e estruturação do storyboard para desenvolvimento das postagens que abordarão a vivência da maternidade durante período de privação de liberdade. O estudo respeita os princípios éticos da Resolução nº 510/2016 ao isentar da análise do sistema CEP/CONEP pesquisas que utilizam a literatura como fonte de dados para aprofundamento de objetos de estudo. Resultados e Discussão: A pesquisa tem se constituído um desafio no tocante aos aspectos operacionais que envolvem a criação e estruturação de um perfil em uma rede social com o propósito de abordar de forma cientifica um objeto de estudo tão complexo e multifacetado. A análise da literatura oferece subsídios importantes para a construção dos elementos da fanfic, mas que requerem ainda um trabalho de transposição dos indicadores empíricos para aqueles que constituirão a história ficcional, de forma que se mantenha o rigor que o estudo metodológico demanda. Visualiza-se ainda importante desafio na ausência de material para aprofundamento teórico sobre a estratégia escolhida para construção do conteúdo científico sobre esta temática, tendo em vista o aspecto inovador que busca entrelaçar aspectos da criação de narrativas com base em publicações científicas sobre a maternagem no cárcere. Considerações finais: Considera-se que a pesquisa tem contribuído para o exercício científico das pesquisadoras enquanto estratégia de aprofundamento teórico sobre a temática e instrumental para a utilização das mídias sociais com propósito científico. Embora ainda nas etapas iniciais, acredita-se que o estudo poderá contribuir para o desenvolvimento de novas pesquisas que busquem retratar temáticas complexas de forma acessível a diversos públicos, utilizando redes sociais online.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018