Introdução: O marketing digital é uma estratégia que possibilita ao profissional da saúde, desenvolver a visibilidade do seu negócio e de seus serviços, destinando-os à um público-alvo, com o objetivo de aproximar o profissional do cliente e, consequentemente, atrair uma maximização do número de consumidores e pacientes. Objetivo: Apontar a relevância do conhecimento sobre marketing digital, direcionado ao profissional da saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura de artigos, pesquisados nas bases de dados PubMed, SciELO e LILACS, utilizando os descritores: marketing digital, fisioterapia e saúde. Foram encontrados o total de 1726 artigos, aos quais foram inclusos 5 estudos, sendo eles, a relação entre marketing digital e saúde (N=3), marketing digital e fisioterapia (N=2). Os critérios de inclusão foram: estudos publicados no período de 2017 a 2022, em língua portuguesa, inglesa e espanhola, artigos disponíveis de forma gratuita e que abordassem a relevância do conhecimento sobre marketing digital no cotidiano de profissionais da saúde, independente da área de atuação. Os critérios de exclusão foram: editorial, trabalho de conclusão de curso, artigos duplicados e que não abordassem a temática proposta. Resultados e Discussão: Tornou-se evidente, a influência da internet no cotidiano da população, uma vez que, interferiu em diversas esferas como por exemplo: relacionamentos interpessoais, não sendo diferente nos negócios e relações comerciais no geral, exercendo um grande potencial para impulsionar ou estagnar diversas estratégias. A possibilidade de alavancar um negócio ou produto utilizando a internet é singular para fins de consumo e oferta de serviços, da mesma forma que essas transações se expandiram para a forma digital, pois se tornaram assim, uma opção para aprimoramento das estratégias comerciais digitais. Ligado à Fisioterapia, essa estratégia de marketing está cada vez mais presente acentuando as relações Clínica-paciente e Fisioterapeuta-paciente, através da divulgação, apresentação e desenvolvimento por meios digitais, facilitando ainda mais a troca e o compartilhamento de informações em patamares vastos. Além disso, os consumidores/pacientes se tornaram mais exigentes frente às suas escolhas, uma vez que, a oferta de serviços está mais abrangente. Ademais, essa informatização possibilitou um maior custo-benefício, interação entre funcionários e pacientes, pesquisa de satisfação e alcance de público. Mesmo não sendo um fator determinante, a presença de uma imagem consolidada nas mídias sociais, traz ao cliente confiança, demonstrando a relevância deste gerenciamento. Considerações finais: Conclui-se que, o conhecimento sobre marketing digital somado a um bom planejamento, é essencial para que o profissional da saúde se torne capaz de elevar o nível de seus serviços, alcançando assim, um maior número de clientes, proporcionando diversas formas de se fazer conhecido, de maneira descomplicada e dinâmica, como também, de oferecer atendimentos diferenciados. Apesar de sua visibilidade, observa-se que o marketing digital ainda é uma área onde os profissionais da saúde detém pouco conhecimento sobre a sua importância e utilização nos negócios.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018