A RELEVÂNCIA DO CONHECIMENTO SOBRE MARKETING DIGITAL PARA O PROFISSIONAL DA SAÚDE

  • Autor
  • Lidia dos Santos Bernardo Prado
  • Co-autores
  • Letícia Nascimento Mesquita , Dalila Rodrigues Lima , Sabrina Pereira Rocha , Josenilda Malveira Cavalcanti , Francilena Ribeiro Bessa
  • Resumo
  •  

    Introdução: O marketing digital é uma estratégia que possibilita ao profissional da saúde, desenvolver a visibilidade do seu negócio e de seus serviços, destinando-os à um público-alvo, com o objetivo de aproximar o profissional do cliente e, consequentemente, atrair uma maximização do número de consumidores e pacientes. Objetivo: Apontar a relevância do conhecimento sobre marketing digital, direcionado ao profissional da saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura de artigos, pesquisados nas bases de dados PubMed, SciELO e LILACS, utilizando os descritores: marketing digital, fisioterapia e saúde. Foram encontrados o total de 1726 artigos, aos quais foram inclusos 5 estudos, sendo eles, a relação entre marketing digital e saúde (N=3), marketing digital e fisioterapia (N=2). Os critérios de inclusão foram: estudos publicados no período de 2017 a 2022, em língua portuguesa, inglesa e espanhola, artigos disponíveis de forma gratuita e que abordassem a relevância do conhecimento sobre marketing digital no cotidiano de profissionais da saúde, independente da área de atuação. Os critérios de exclusão foram: editorial, trabalho de conclusão de curso, artigos duplicados e que não abordassem a temática proposta. Resultados e Discussão: Tornou-se evidente, a influência da internet no cotidiano da população, uma vez que, interferiu em diversas esferas como por exemplo: relacionamentos interpessoais, não sendo diferente nos negócios e relações comerciais no geral, exercendo um grande potencial para impulsionar ou estagnar diversas estratégias. A possibilidade de alavancar um negócio ou produto utilizando a internet é singular para fins de consumo e oferta de serviços, da mesma forma que essas transações se expandiram para a forma digital, pois se tornaram assim, uma opção para aprimoramento das estratégias comerciais digitais. Ligado à Fisioterapia, essa estratégia de marketing está cada vez mais presente acentuando as relações Clínica-paciente e Fisioterapeuta-paciente, através da divulgação, apresentação e desenvolvimento por meios digitais, facilitando ainda mais a troca e o compartilhamento de informações em patamares vastos. Além disso, os consumidores/pacientes se tornaram mais exigentes frente às suas escolhas, uma vez que, a oferta de serviços está mais abrangente. Ademais, essa informatização possibilitou um maior custo-benefício, interação entre funcionários e pacientes, pesquisa de satisfação e alcance de público. Mesmo não sendo um fator determinante, a presença de uma imagem consolidada nas mídias sociais, traz ao cliente confiança, demonstrando a relevância deste gerenciamento. Considerações finais: Conclui-se que, o conhecimento sobre marketing digital somado a um bom planejamento, é essencial para que o profissional da saúde se torne capaz de elevar o nível de seus serviços, alcançando assim, um maior número de clientes, proporcionando diversas formas de se fazer conhecido, de maneira descomplicada e dinâmica, como também, de oferecer atendimentos diferenciados. Apesar de sua visibilidade, observa-se que o marketing digital ainda é uma área onde os profissionais da saúde detém pouco conhecimento sobre a sua importância e utilização nos negócios.

  • Palavras-chave
  • Marketing Digital, Fisioterapia, Saúde
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Promoção, prevenção e reabilitação em fisioterapia
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos

  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Auditoria nas Organizações
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
  • Clínica odontológica, odontologia restauradora e reabilitadora
  • Desenvolvimento de Produtos e Projetos
  • Direitos Fundamentais, Sustentabilidade e Democracia
  • Doenças Crônicas Não-transmissíveis
  • Engenharia de Software e Computação em Nuvem
  • Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação
  • Estratégias Organizacionais
  • Estudos de Utilização de Medicamentos
  • Farmácia Hospitalar e Clínica
  • Fitoterapia
  • Gestão, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil
  • História, Patrimônio e Identidade
  • Inovação e Inteligência Artificial
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  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Movimentos Sociais, Conflito e Direitos humanos
  • Planejamento, Modelos e Estratégias em Gestão de Pessoas
  • Políticas e práticas em saúde mental
  • Políticas Públicas e Direitos Sociais
  • Prática docente e tecnologias educacionais
  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
  • Processo de Cuidar
  • Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania
  • Produção e Processamento de Alimentos
  • Produtos Naturais, Farmacológicos e Cosméticos
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
  • Promoção, prevenção e reabilitação em fisioterapia
  • Qualidade e inovação em alimentos e nutrição
  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde coletiva, promoção e prevenção em odontologia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade
  • Contabilidade, Controladoria e Finanças

Comissão Organizadora

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Thaiane Bezerra
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Ricardo Junior
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Comissão Científica

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Lucas Souza

Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021

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