A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que o sedentarismo e a obesidade infantojuvenil no âmbito escolar, tem crescido assustadoramente em todo mundo, inclusive no Brasil, este problema de saúde mundial pode-se relacionar com incontáveis fatores, um deles refere-se ás mudanças nos hábitos alimentares que ocorrem devido ao novo estilo de vida exaustivo, serviços rápidos e práticos que oferecem alimentos prontos, com muita gordura e calorias, mais tempo gasto com tecnologia virtual também acarreta problemas que afetam a saúde mental como ansiedade e depressão, assim, essa transformação social e econômica trouxe para a população uma vida com menos prática de exercício físico, consumo excessivo de alimentos industrializados, gasto do tempo livre com uso de celulares, computadores e outros meios tecnológicos, dessa forma a população se tornou menos ativos, além de acarretar doenças físicas e psicológicas. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura e para essa pesquisa foram utilizados os seguintes descritores: sedentarismo e obesidade infanto-juvenis e educação física escolar. Para análise, foram coletadas as seguintes variáveis: estado/país de realização do estudo; objetivos do estudo; amostra/sujeitos da pesquisa; intervenção metodológica, principais resultados e conclusões. Diante disso, o professor de educação física tem o papel fundamental de auxiliar, incentivar e estimular através do esporte, dança, ginástica, recreação, entre outros, uma vida mais ativa e hábitos saudáveis que sejam praticados até a fase adulta. Desta forma, podemos concluir que a educação física escolar é uma disciplina fundamental, promovendo vivências construtivas de cidadania e consciência corporal, além de trazer maiores recursos para estimular, incentivar a prática de exercícios e hábitos saudáveis
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018