Introdução: A histerotomia, mais conhecida como cesariana, é um procedimento de emergência que objetiva remover os fetos e seus anexos do útero grávido, com técnicas cirúrgicas e anestésicas seguras, tanto para a fêmea quanto para os filhotes. A decisão do dia da cirurgia é acompanhada através dos exames ultrassonográficos, ecográficos e radiográficos, pois a maturidade fetal ocorre tardiamente em relação à duração da gestação e ao dia do parto. Quanto ao desafio da anestesia na paciente gestante, deve-se considerar que os fetos tendem a ter o sangue mais hipóxico e imaturidade das enzimas hepáticas jovens as quais são incapazes de eliminar as medicações. Objetivo: Relatar como os exames obstétricos podem ser uma fonte de segurança para o momento da cesariana e como os protocolos anestésicos adequados podem garantir uma anestesia/analgesia da cadela prenhe e vitalidade dos fetos recém nascidos. Métodos: Cadela da raça Dachshund, 1 ano de idade, pesando 7,7 kg, 1° cio, cruzou com um cachorro de porte maior que a fêmea. Resultados: Diante do observado no ultrassom (ausência de motilidade intestinal e frequência cardíaca fetal variando entre 230 a 216 bpm) e no laudo radiográfico (pelvimetria adequada) o proprietário optou pela cesariana eletiva, apesar de os exames demonstrarem que estava precoce e que não havia nada sugestivo de distocia. Considerações finais: A ultrassonografia gestacional é uma ferramenta obstétrica de grande importância para avaliação pré-natal em cadelas. Além do mais, ainda são necessários estudos farmacocinéticos e farmacodinâmicos nos filhotes e a implicação dos anestésicos no APGAR score.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018