Introdução: A leishmaniose visceral é uma doença que atinge humanos e cães, causada pelo protozoário Leishmania infantum. Estudos apontam o gato doméstico como possível reservatório do parasito, além do cão. Objetivo: Detectar e quantificar L. infantum em amostras de paciente felino, através de PCR em tempo real (qPCR). Métodos: Amostras de sangue periférico (150?L) e aspirado de linfonodo (40?L) de um paciente felino oriundo de Araguaína, Tocantins, foram enviadas à seco, em papel de filtro, por 7 dias, em temperatura ambiente, para na Unidade de Pesquisa em Genética Molecular (UPGeM) da UNIFAMETRO. As amostras de DNA foram extraídas e avaliadas. A detecção e quantificação do parasito foi realizada através de amplificação de kDNA e construção de curva padrão para felino. Resultados: A paciente apresentava sinais clínicos leves e formas amastigotas do parasito nos aspirados das lesões cutâneas e de linfonodo. Através de qPCR, a carga parasitária estimada (média±d.p.) foi 50.181,49±10.388,43 leishmanias/?L de aspirado e 31,30±5,23 leishmanias/?L de sangue periférico. O estudo demonstrou ótima aplicabilidade do protocolo de qPCR desenvolvido pela UPGeM para detecção de L. infantum em amostras felinas. Destacando-se de forma especial os volumes reduzidos das amostras e seu transporte em condições simplificadas, sem uso de protetor químico de DNA. O presente estudo fortalece perspectivas futuras de padronização de procedimentos para detecção de L. infantum em felinos, aliando praticidade e assertividade, viabilizando a triagem de populações desses animais. Será possível promover um melhor entendimento da epidemiologia da leishmaniose visceral, assim como o papel dos felinos como reservatórios do parasito.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018