Atualmente há um índice crescente de usuários de drogas e do aumento da venda e do consumo destes entorpecentes no mercado. O uso destas substâncias ao serem introduzidas proporcionam mudanças no organismo, podendo alterar ou modificar suas funções. A necessidade do consumo de drogas muitas vezes ocorre para obter sensações de prazer, ilusão ou eliminar algum tipo de dor. Por ser uma substância entorpecente, alucinógena ou excitante. O estudo tem por objetivo confirmar a importância das atividades físicas no processo de recuperação de dependentes químicos, servindo tanto para a reabilitação, prevenção e para dar qualidade de vida aos usuários, oferecendo-lhes prazer e bem-estar. Para tanto procede-se à metodologia feita a partir da análise de conteúdo dos assuntos proposto utilizando a pesquisa bibliográfica da literatura disponível para tais fundamentações. Os resultados apresentados na nossa pesquisa, indicou que a prática da atividade física está associada a produção de grande quantidade de substâncias hormonais, que proporcionam ao ser humano estado de prazer e relaxamento, como, por exemplo, a endorfina que é um neuro-hormônio produzido pelo cérebro durante e depois da realização de atividades físicas, nos dando a sensação de prazer e bem-estar. Podemos também destacar a serotonina que atua como regulador do humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidades e funções cognitivas, que por sua vez atua na prática de atividades físicas. Com isso, podemos enfatizar que a prática de atividades físicas irá garantir melhorias da autoestima, pensamentos e sentimentos positivos, bom humor. Levando assim uma mudança para melhor na qualidade de vida no tratamento para os dependentes químicos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018