Introdução: o princípio da dignidade da pessoa humana norteando não apenas nossa Constituição Federal, mas também o Direito Penal e sua execução, estabelecendo os limites do Jus puniendi do Estado. Uma inobservância ou uma negligência dos direitos fundamentais garantidos aos apenados pode repercutir negativamente sobre a sociedade ao interferir prejudicialmente ao processo de ressocialização. Objetivo: como o respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana afeta o processo de ressocialização. Métodos: O trabalho teve como base a realização de uma pesquisa bibliográfica de natureza básica qualitativa. Resultados: existe uma parcela da sociedade que não entende a substituição de uma pena restritiva de liberdade por uma restritiva de direito, para aqueles crimes de menor potencial ofensivo, porque acredita ou associa a impunidade, entendendo que o sofrimento do infrator basta como satisfação. Atualmente, vem desempenhando um papel de ressocialização no Estado do Ceará, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), possuindo subdivisões com a Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (CISPE). Considerações finais: Desse modo, concluiu-se que a disparidade do texto normativo e o que acontece na realidade fática, necessita de mudanças. O atual sistema carcerário encontra-se em colapso. As políticas de ressocialização e dignidade do preso, requer uma atenção maior para que a função punitiva encontre seu real motivo, a ressocialização.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018