Introdução: As plantas medicinais estão presentes na cultura de diversas civilizações desde muito tempo, o saber popular se tornou uma fonte alternativa a respeito das indicações das mesmas. Os metabolitos secundários presentes nas plantas medicinais, embora sejam fonte de substâncias que auxiliam na defesa e proteção da planta, no organismo humano alguns são responsáveis por desencadear atividade farmacológica. Este trabalho destaca a Moringa oleífera Lam., planta medicinal que apresenta diversas propriedades farmacológicas e grande valor nutricional, principalmente nas suas folhas e sementes. Objetivo: Caracterizar quimicamente as folhas da Moringa oleífera Lam, com intuito de identificar e qualificar os metabolitos secundários responsáveis pelas atividades farmacológicas através da cromatografia em camada delgada. Método: Trata-se de uma pesquisa de caráter analítico experimental, na qual são realizados teste fitoquímicos para análise qualitativa por cromatografia em camada delgada (CCD), para confirmação de ativos. A CCD foi realizada com auxílio de placas de sílicas gel, cuba cromatográfica, e eluentes de acordo com os grupos químicos, cumarinas - tolueno: acetato de etila: metanol: ácido fórmico (75:25:25:6); flavonoides - tolueno: acetato de etila: metanol: ácido fórmico (75:75:25:6) e taninos hidrolisáveis - acetato de etila: ácido fórmico: água (90:5:5). Resultado: Conclui-se que, nas folhas de moringa após a realização de perfil por CCD, apresenta os seguintes metabólitos secundários: cumarina e flavonoides. Considerações finais: A moringa possui inúmeras relevâncias para sociedade, afirmativa ratificada neste estudo, assim devido a presença dos fitoconstituintes, essa Moringaceae pode atuar como anticoagulante e antioxidante.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2022!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do X Encontro de Iniciação à Pesquisa, X Encontro de Monitoria, XII Encontro de Pós-graduação e III Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2022
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2022/artigos
Comissão Organizadora
Juliana Pereira Pessoa
Thalita Rodrigues
Thaiane Bezerra
Arlan Diego Alencar Freitas
Ricardo Junior
Fábio Júnior Braga
Murilo Costa
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Laiza Rodrigues
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Lucas Souza
Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018