Introdução: A Paralisia Cerebral é um distúrbio neurológico permanente e não progressivo em um cérebro imaturo. Podendo ocorrer na fase pré natal, perinatal ou pós-natal, causando hipertonia, contraturas e fraquezas musculares, amplitude de movimento reduzida, alterações de movimentos e posturas que afetam as atividades funcionais. A Fisioterapia atua principalmente no desenvolvimento dessas crianças, e tem buscado por condutas com objetivos mais claros para a funcionalidade, como a realização de tarefas motoras que envolvam atividades do dia a dia, por exemplo, deambular e subir escadas. Objetivo: Verificar o efeito de recursos fisioterapêuticos para a funcionalidade de crianças com paralisia cerebral. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura. A busca foi realizada nas Bases de Dados, PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando os seguintes descritores: exercícios, paralisia cerebral e reabilitação, aplicando os filtros em português e inglês, com intervalo de cinco anos na BVS e um ano na PubMed, apenas textos completos e do tipo ensaios clínicos. Ao todo foram encontrados 40 artigos, onde foram inclusos apenas 9. E foram excluídos 31, por não se encaixarem na temática. Resultados e Discussão: Baseado na seleção dos artigos pôde-se observar que as modalidades terapêuticas como, fisioterapia aquática, apresenta benefício para ganhos motores relacionado ao controle de tronco e funcionalidade. Em relação a facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) ou o alongamento estático os estudos apontaram que tal prática não causa interferência na melhora da funcionalidade de tornozelo, no entanto, quando realizado alongamentos, exercício de suporte de peso em MMSS em prono e sedestação há eficácia no equilíbrio estático e dinâmico com aumento da velocidade da marcha, apresentando assim, uma tendência na melhora do alinhamento corporal e transferência de peso para o hemicorpo afetado. A abordagem da fisioterapia sensório motora para treinamento inspiratório a fim de promover melhora da função muscular do pulmão não obteve mudança na função das crianças com paralisia cerebral e não interfere na mobilidade e melhora da marcha, mas quando usado associado ao treinamento de marcha assistida por robô teve um ganho no padrão de marcha dessas crianças, sendo considerada uma terapêutica dinâmica e quando aplicada por meio do biofeedback interativo promove melhor aderência. O uso de REAtouch, dispositivo virtual para aprendizagem de habilidades motoras para mão e braço, em comparação com o de extremidades inferiores HABIT-ILE, teve melhora significativa nas habilidades motoras no resultado a longo prazo. Considerações finais: Com isso, baseado na literatura, pode-se observar que a Paralisia Cerebral possui variadas vertentes na abordagem de tratamento, com diversos recursos e diferentes respostas voltados a funcionalidade. Contudo, pode-se perceber que os exercícios se complementam para trazer evoluções mais significativas a essas crianças e a realidade virtual se torna um recurso benéfico para ganho de habilidades motoras. No entanto, o treinamento inspiratório voltado a melhora da marcha não mostrou aspectos tão significativos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018