Introdução: A obesidade e a ingestão energética aumentada por conta da alimentação inadequada podem levar ao estresse oxidativo. Por isso, uma alimentação nutricionalmente adequada pode contribuir para a prevenção e tratamento de diversas doenças, sendo essenciais nesse sentido a avaliação e investigação da qualidade da dieta, assim como qual o tipo de dieta que determinado indivíduo segue. Objetivo: O objetivo deste trabalho é avaliar o perfil de marcadores inflamatórios e estresse oxidativo em pacientes obesos e como a dieta poderá regular tais marcadores. Métodos: O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa de literatura, em que os portais de pesquisa consultados foram Medline via PubMed, LILACS e JISSN. O estudo contou com 10 artigos para a leitura final. Foram incluídos estudos com humanos que apresentavam estresse oxidativo, obesidade ou algum marcador inflamatório alterado. Resultados: O conjunto de achados desta revisão sugere que a relação da dieta com os marcadores inflamatórios e de estresse oxidativo tem relação positiva. A dieta pode acarretar melhoras nos níveis de inflamação em pacientes obesos. No entanto, a dieta que mais mostrou resultados positivos nesse sentido foi a do tipo mediterrânea, em que ocorreram inúmeras modificações de processo inflamatório em pacientes obesos. Considerações finais: Conclui-se que a dieta poderá ter relação benéfica na melhora de marcadores inflamatórios e de estresse oxidativo em pacientes portadores de obesidade.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018