PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PcD) - INCLUSÃO E PERMANÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO. QUAIS AS BARREIRAS?Introdução: Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimento de médio ou longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, como consequência tem uma ou mais barreiras para participar de forma efetiva na sociedade com equidade. Deficiência é um fenômeno patológico que pode remeter a algo faltante, falho.
A Lei 8213, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre os planos de benefícios da previdência social, tornou-se popularmente conhecida como Lei de Cotas para deficientes, ela estabelece regras específicas para inserção de pessoas com deficiência (PcD).
Objetivo: Identificar as principais barreiras enfrentadas por PcD e maneiras de inclusão efetiva no mercado de trabalho, para dessa forma orientá-las quanto aos seus direitos previstos em lei. Metodologia:Trata-se de uma revisão integrativa de literatura do tipo qualitativa. Foram realizadas pesquisas nas bases de dados SciELO, PubMed e BVS/LILACS, através dos descritores: acessibilidade, pessoas com deficiência e mercado de trabalho. Foram selecionados 16 artigos através do título nos idiomas inglês e português. Posterior à tradução dos artigos em inglês, foram excluídos aqueles que não estavam disponíveis na íntegra, os que datavam mais de 10 anos de publicação e também os que não foram publicados no Brasil. Após as devidas exclusões verificou-se que apenas 6 abordavam o intuito principal deste trabalho. Sendo assim, 10 artigos desprezados. Resultados e Discussão: Os artigos analisados neste estudo mostram em sua maioria que a inserção/inclusão de Pessoas com Deficiência (Pcd) no mercado de trabalho enfrenta dificuldades tais como: barreiras atitudinais promovidas por discriminações e preconceitos, barreiras na educação e qualificação, que geram a não contratação e baixo salário, o benefício da prestação continuada (BPC) por trazer uma segurança e garantia de renda, a família que muitas vezes age de forma superprotetora, o despreparo das empresas com a falta de informações sobre a necessidade de horários flexíveis para as PcD, falta de acessibilidade e adaptação do ambiente de trabalho que prejudica a autonomia e habilidades das PcD. O estudo dos artigos mostra que mesmo estando em vigor há mais de 30(trinta) anos, a Lei n° 8213 (BRASIL, 1990) que dispõe sobre a reserva de vagas para Pessoas com Deficiência (PcD’s) não é suficientemente capaz de manter esses indivíduos incluídos no ambiente de trabalho, visto que, por motivos de esfera empresarial, social e por muitas vezes familiar, as Pessoas com Deficiência (PcD) não se sentem pertencentes ao mercado. Considerações finais: Existe a necessidade de ir além da inserção das Pessoas com Deficiência (PcD) no mercado de trabalho. É preciso que haja inclusão efetiva por parte das empresas e seus demais funcionários, bem como o amadurecimento da sociedade e família que ainda reforçam o estigma de incapacidade às PcD. Somente assim esses indivíduos terão sentimento de pertencimento e assim conseguirão superar limites e obter êxito. Conclui-se que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que a disponibilidade do trabalho se modifique e todo cidadão participe de forma efetiva da vida em sociedade.
Palavras-chave: Acessibilidade; Pessoas com deficiência; Mercado de trabalho.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018