Introdução: Para o tratamento e manejo das dores orofaciais, diversos medicamentos e terapias são empregadas, permitindo melhores condições de vida. Porém, mesmo com o emprego dessas medidas convencionais, os pacientes continuam apresentando dor, por vezes, limitantes. Desse modo, novas terapias vêm sendo estudados, a permitir outras opções de condutas e manejo. Nesse contexto, surge a aplicabilidade de extratos da cannabis. A cannabis sativa é uma planta que permite a extração de centenas de produtos naturais que podem ser aplicados na prática clínica de diversas áreas da saúde. Objetivo: Investigar qual o mecanismo de ação, bem como o benefício do uso coadjuvante da cannabis no tratamento das dores orofaciais. Métodos: Os descritores “Cannabis”, “Orofacial Pain”, “Therapy” e “Effect”, foram aplicados nos sites online de buscas da MEDLINE/PubMed, BVS e sciELO, com recorte temporal dos últimos 10 anos (2014-2023). Foram encontrados 31 resultados envolvendo pesquisa online e manual. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, 22 estudos foram excluídos e 9 estudos foram incluídos para compor a pesquisa. Resultados: Os estudos revisados apresentaram a cannabis como medicamento potencial na redução da dor orofacial. A forma de administração, bem como os tipos de fitocanabinóides, influenciam diretamente no efeito, intensidade e duração. Além disso, o sistema endocanabinóides (eCB), presente no organismo humano, efetiva a ação dos fitocanabinóides, através dos receptores e ligantes. Considerações finais: O mecanismo de ação da cannabis no (eCB), permite uma ação terapêutica positiva, podendo utilizar-se dos fitocanabinóides como terapia coadjuvante no tratamento das dores orofaciais.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018