MONITORIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO MODALIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM COLABORATIVA

  • Autor
  • Nicolas Machado De Souza
  • Resumo
  •  

    Introdução: Este relato de experiência é decorrente do programa de monitoria e iniciação cientifica (PROMIC), vinculado à COOPEM e oferecido pela UNIFAMETRO, com o objetivo de promover atividades de natureza científica aliando a prática, teoria e o método científico para produção de conhecimento e formação profissional dos estudantes. O relato em questão descreve sobre a experiência na monitoria da disciplina de Direito Administrativo I, que integra o 4° semestre da grade do Curso de Direito e que versa sobre os princípios, regras e regulamentações do exercício das funções administrativas pelos agentes e órgãos públicos. O aluno aprende sobre a estrutura da Administração Pública e das relações que existem entre os órgãos que a integram, aprendem sobre a série de disposições legais que a Administração Pública pode tomar em relação ao particular e as fontes que o Direito Administrativo usa para preceituar suas regras. Diante disso, é evidente que diante da importância da disciplina para o aluno do curso de direito, torna-se bastante proveitosa a monitoria para as três frentes as quais está relacionada, discente, monitor e docente. Objetivo: Esse trabalho tem por objetivo, relatar a experiência com a monitoria da disciplina de Direito Administrativo I, bem como ressalta a proeminência do projeto de monitoria no ambiente acadêmico, pois “[...] desencadeia um processo de construção de autonomia, controle e consciência para o sujeito e para o grupo” (Anastasiou & Alves, 2006, p 67-100), mostrando que as frentes que abrange esse projeto somam forças no sentido de construir uma educação cada vez melhor e contributiva para a formação de futuros profissionais. Metodologia: A aplicação metodológica durante o período ao qual compreende esse relato, foi construída pelo professor e monitor pensando na melhor forma de aproveitamento para turma assistida, com isso, baseou-se na presença do monitor em sala de aula para o acompanhamento da disciplina. A ferramenta de mensagens instantâneas (Whatsapp) foi usada como fonte para tirar dúvidas e envio de material para a turma, esse material continha atividades que abordaram o tema de forma didática e prática, com exercícios retirados das mais atuais provas de exame de ordem (OAB) e questões referentes a concurso onde a disciplina é bastante requerida. Houve também a inserção de mapas mentais elaborados pelo monitor e pelos próprios alunos assistidos pelo programa, pois a ideia era que os alunos "baseavam-se no ensino dos alunos por eles mesmos" (Bastos, 1999, p. 97), infográficos e resumos feitos para fixação do conteúdo organizando e sistematizando os principais pontos que a disciplina aborda de forma pedagógica e instrutiva para o melhor rendimento do aluno. Resultados e Discussão: A análise sobre o resultado do projeto passa pela boa adesão da turma, pois ao longo do cronograma desenvolvido para os alunos a adaptação e participação da turma foi bastante proveitosa. Conforme a aproximação das avaliações parciais, o número de alunos que buscaram tirar dúvidas e por materiais relacionados a monitoria aumentou significativamente, visto que com essa aproximação, o cronograma previa a resoluções de questões voltadas para o rendimento dos alunos nas provas da universidade, assim alinhando o conteúdo assistido pelo aluno na aula ministrada pela professora e revisada pelo monitor, com a aplicação prática da disciplina. O uso do WhatsApp adicionou ao projeto uma enorme interatividade entre os alunos e o monitor, visto que a plataforma dispôs do recurso da criação de grupos, que serviu como válvula de escape para dúvidas dos discentes fora da sala de aula. Para Candau, 1986, p. 12, "a monitoria vem ganhando espaços no contexto da realidade educacional das instituições de Ensino Superior à medida que demonstram resultados [...]”. Os reflexos desses resultados deram-se ao passo que os alunos com uma maior interatividade com o grupo de monitoria, não tiveram dificuldades com as avalições semestrais as quais foram submetidos, avaliações essas que serviram de parâmetro para a análise do desempenho do projeto. As dificuldades encontradas para a realização do projeto passavam pelo campo da criação do material dos encontros, visto que “a monitoria desencadeia um processo de construção de autonomia, controle e consciência para o sujeito e para o grupo” (Anastasiou & Alves, 2006, p 67-100).  Para a criação de uma identidade docente, o monitor acaba que moldando-se na proporção das demandas acadêmicas da turma assistida, quanto maior, mais participativo e mais rigoroso for o grupo, mais o monitor haverá de moldas seus métodos de ensino para suprir a necessidade da turma. Considerações finais: Por fim, é de suma importância ressaltar que a monitoria acadêmica oferecida pelo PROMIC, proporcional base para o aperfeiçoamento de suas habilidades profissionais como professor, agregando novas perspectivas e possibilidades acadêmicas. Nesse sentido, mostrou-se um programa fundamental para o aluno, o monitor e o professor.

     

  • Palavras-chave
  • Relato de experiência; Monitoria; Direito Administrativo.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos

  • ALIMENTOS, NUTRIÇÃO E SAÚDE
  • ANÁLISE E CÁLCULO ESTRUTURAL
  • ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS
  • ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
  • AUDITORIA NAS ORGANIZAÇÕES
  • BEM-ESTAR ANIMAL, MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA E SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA
  • BUSINESS INTELIGENCE ARTIFICIAL E SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO
  • CLÍNICA E BIOTECNOLOGIAS APLICADAS EM MEDICINA VETERINÁRIA
  • CONSTITUIÇÃO, CIDADANIA E EFETIVAÇÃO DE DIREITOS
  • CONTABILIDADE, CONTROLADORIA E FINANÇAS
  • CLÍNICA ODONTOLÓGICA, ODONTOLOGIA RESTAURADORA E REABILITADORA
  • DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROJETOS
  • DIREITOS FUNDAMENTAIS, SUSTENTABILIDADE E DEMOCRACIA
  • DOENÇAS CRÔNICAS NÃO-TRANSMISSÍVEIS
  • ENGENHARIA DE SOFTWARE E COMPUTAÇÃO EM NUVEM
  • ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO
  • ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS
  • ESTUDOS DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS
  • FARMÁCIA HOSPITALAR E CLÍNICA
  • FITOTERAPIA
  • GESTÃO, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E IDENTIDADE
  • INOVAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • LEAN MANUFACTURING E GESTÃO
  • MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  • MOVIMENTOS SOCIAIS, CONFLITO E DIREITOS HUMANOS
  • PLANEJAMENTO, MODELOS E ESTRATÉGIAS EM GESTÃO DE PESSOAS
  • POLÍTICAS E PRÁTICAS EM SAÚDE MENTAL
  • POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS SOCIAIS
  • PRÁTICA DOCENTE E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
  • PROCEDIMENTOS FÍSICO-QUÍMICOS UTILIZADOS EM ESTÉTICA
  • PROCESSO DE CUIDAR
  • PRODUÇÃO DO ESPAÇO, OCUPAÇÃO, GESTÃO E CIDADANIA
  • PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS
  • PRODUTOS NATURAIS, FARMACOLÓGICOS E COSMÉTICOS
  • PROMOÇÃO DA SAÚDE E TECNOLOGIAS APLICADAS
  • PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO EM FISIOTERAPIA
  • QUALIDADE E INOVAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO
  • SANEAMENTO AMBIENTAL, POLUIÇÃO DO AR, RECURSOS HÍDRICOS E GEOTECNIA
  • SAÚDE COLETIVA, PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM ODONTOLOGIA
  • SAÚDE MENTAL E O PROCESSO DE ADOECIMENTO NO TRABALHO
  • TECNOLOGIA EM ENGENHARIA DE TRÁFEGO E TRANSPORTE
  • TEORIA DO PROJETO, DA ARQUITETURA E DA CIDADE

Comissão Organizadora

Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa

Comissão Científica

Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018