Introdução: O consumo de proteínas tem papel na manutenção e crescimento da massa muscular, imunidade, saúde e função física. A falta ou déficit do consumo proteico favorece a perda progressiva de força, massa e qualidade muscular. Por isso, praticantes de musculação podem tomar atitudes, muitas vezes, que vão contra a ciência, consumindo suplementos irregularmente, indicados por profissionais que não consideram sua saúde. Objetivo: Revisar na literatura qual quantidade ideal de proteínas que praticantes de musculação devem consumir para alcançar hipertrofia. Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura integrativa nas bases de dados LILACS, JISSN, PUBMED, SCIELO e CAPES. A seleção de artigos ocorreu pela combinação dos descritores, seleção dos artigos, seleção relacionado ao tema pelos títulos e leitura de resumo, exclusão de artigos repetidos e leitura integral, alcançando 08 estudos. Resultados: Os resultados apontam que há aumento de massa magra em função do consumo de 3,4g/d, uma quantidade de 0,24g/kg/d pelo menos três vezes ao dia para manutenção e que a ingestão superior a essa quantidade é o necessário para garantir maior hipertrofia advinda da musculação. Considerações finais: Pode-se concluir que existe uma quantidade indicada de consumo proteico para manutenção e ganho de massa muscular. Ademais, a não ingestão mínima considerada 0,24g/kg por pelo menos três refeições pode gerar déficit de massa muscular devido à ausência de aminoácidos para síntese. Assim, essa ingestão auxilia na hipertrofia quando aliada ao treinamento, pois o consumo de proteína adequado permite o músculo fazer a regulação entre síntese proteica e catabolismo, resultando na hipertrofia.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018