Introdução: O desenvolvimento infantil é um processo primordial a ser vivido por todas as crianças e adolescentes, sendo um processo contínuo e diário influenciado por fatores biológicos, ambientais e socais. Entender na prática a necessidade da extensão é fator essencial no acompanhamento de crianças atípicas e estar integrado a um ambiente com crianças que apresentam disfunções neuropsicomotoras não pode ser negligenciado. Objetivo: O objetivo deste estudo é descrever a experiência vivida em um programa de promoção e acompanhamento ao desenvolvimento infantil, desenvolvido por uma Universidade pública em Fortaleza e observar o perfil dos pacientes atendidos em uma sala multiprofissional. Métodos: Trata-se de um relato de experiência vivenciado durante 7 meses, realizado em um núcleo de tratamento integrado e voltado para intervenção precoce, em um programa de atendimento e acompanhamento infantil, desenvolvido por uma Universidade pública de Fortaleza. Resultados: O acompanhamento foi realizado semanalmente, em uma sala multiprofissional, com crianças atípicas com diferentes diagnósticos. Foram atendidas e acompanhadas crianças e adolescentes com Síndrome de Down, Síndrome de West, Transtorno do Espectro Autista, Espinha Bífida (mielomeningocele), Paralisia Cerebral com hipertonia e hipotonia, Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), até crianças sem diagnóstico fechado. Considerações finais: A importância do acompanhamento e estimulação precoce, associado a necessidade de multiprofissionais, no processo de reabilitação de crianças atípicas foi observado de maneira clara, assim como os diferentes perfis dentro de cada diagnóstico e a necessidade de tratá-los de acordo com suas particularidades.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018