EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E CAMINHOS DO PLANEJAMENTO PÓS-PANDEMIA.

  • Autor
  • Tayná Peixoto de Queiroz
  • Co-autores
  • Edilúcia Ângelo do Nascimento , Webster Belmino Guerreiro
  • Resumo
  •  

    Introdução: É improrrogável mensurar de início, que a educação está passando por vários incitamentos principalmente na Educação Infantil, tendo em vista, que no início de 2020, uma emergência global abalou os setores econômicos, políticos e sociais, paralisados pela pandemia do novo Coronavírus/Covid-19. A pandemia deixou milhões de estudantes sem aulas presenciais, fazendo com que a interação pedagógica ocorresse de forma síncrona por mecanismos digitais ou assíncronas como atividades direcionadas. O período de isolamento social passou, as atividades escolares retornaram. Neste contexto, nos interessa investigar: quais alterações ocorreram no planejamento do professor da educação infantil com a volta as aulas presenciais? Cabe aqui destacar que estamos utilizando o termo pós-pandemia para nos referirmos a volta das atividades escolares presenciais ocorridas a partir do segundo semestre de 2021 de forma gradual, considerando, que a Organização Mundial de Saúde mantém a Covid-19 como Emergência de Saúde Pública. Objetivo: Analisar o planejamento escolar dos professores da educação infantil em Cascavel – Ceará, tendo como referência o momento anterior a pandemia e o retorno das atividades didáticas escolares. Metodologia: O estudo, como pesquisa educacional qualitativa, utilizou como estratégia para a revisão bibliográfica incursões na rede mundial de computadores, especificamente nos sítios eletrônicos: Scielo e Google acadêmico. Vale ressaltar que o lócus da pesquisa vai de um estudo teórico coadunando com a realidade material de um Centro de Educação Infantil (CEI) no município de Cascavel - CE, na qual analisamos planos de aulas advindos da Secretaria Municipal de Educação (SME) do mês de março dos anos de 2020 e 2023. Resultados e Discussão: Os principais resultados apontam que não houve grandes modificações comparando o antes e após a pandemia, mesmo com todos os desafios e dificuldades no decorrer do período pandêmico. O quão desafiador é romper com paradigmas já construídos, modificar o processo de ensino já estabelecido. As transformações abruptas da pandemia deveriam ter proporcionado o repensar sobre as práticas e aprimoramento constante na formação, atualizando sobre os múltiplos contextos envolvendo o educando. Considerações finais: A partir do que foi exposto, conclui-se que é de suma importância o acolhimento das famílias e dos saberes infantis, e as atividades que conciliam aprendizagens anteriores e as exigências de um mundo pós-pandêmico. Vale ressaltar, que o planejamento deve ser pautado nas múltiplas linguagens das crianças, dando ênfase nas vivências proporcionadas pelo contexto presenciado dentro e fora da escola.

     

     

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil; Ensino-remoto; Planejamento Educacional;
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos

  • ALIMENTOS, NUTRIÇÃO E SAÚDE
  • ANÁLISE E CÁLCULO ESTRUTURAL
  • ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS
  • ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
  • AUDITORIA NAS ORGANIZAÇÕES
  • BEM-ESTAR ANIMAL, MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA E SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA
  • BUSINESS INTELIGENCE ARTIFICIAL E SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO
  • CLÍNICA E BIOTECNOLOGIAS APLICADAS EM MEDICINA VETERINÁRIA
  • CONSTITUIÇÃO, CIDADANIA E EFETIVAÇÃO DE DIREITOS
  • CONTABILIDADE, CONTROLADORIA E FINANÇAS
  • CLÍNICA ODONTOLÓGICA, ODONTOLOGIA RESTAURADORA E REABILITADORA
  • DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROJETOS
  • DIREITOS FUNDAMENTAIS, SUSTENTABILIDADE E DEMOCRACIA
  • DOENÇAS CRÔNICAS NÃO-TRANSMISSÍVEIS
  • ENGENHARIA DE SOFTWARE E COMPUTAÇÃO EM NUVEM
  • ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO
  • ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS
  • ESTUDOS DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS
  • FARMÁCIA HOSPITALAR E CLÍNICA
  • FITOTERAPIA
  • GESTÃO, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E IDENTIDADE
  • INOVAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • LEAN MANUFACTURING E GESTÃO
  • MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  • MOVIMENTOS SOCIAIS, CONFLITO E DIREITOS HUMANOS
  • PLANEJAMENTO, MODELOS E ESTRATÉGIAS EM GESTÃO DE PESSOAS
  • POLÍTICAS E PRÁTICAS EM SAÚDE MENTAL
  • POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS SOCIAIS
  • PRÁTICA DOCENTE E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
  • PROCEDIMENTOS FÍSICO-QUÍMICOS UTILIZADOS EM ESTÉTICA
  • PROCESSO DE CUIDAR
  • PRODUÇÃO DO ESPAÇO, OCUPAÇÃO, GESTÃO E CIDADANIA
  • PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS
  • PRODUTOS NATURAIS, FARMACOLÓGICOS E COSMÉTICOS
  • PROMOÇÃO DA SAÚDE E TECNOLOGIAS APLICADAS
  • PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO EM FISIOTERAPIA
  • QUALIDADE E INOVAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO
  • SANEAMENTO AMBIENTAL, POLUIÇÃO DO AR, RECURSOS HÍDRICOS E GEOTECNIA
  • SAÚDE COLETIVA, PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM ODONTOLOGIA
  • SAÚDE MENTAL E O PROCESSO DE ADOECIMENTO NO TRABALHO
  • TECNOLOGIA EM ENGENHARIA DE TRÁFEGO E TRANSPORTE
  • TEORIA DO PROJETO, DA ARQUITETURA E DA CIDADE

Comissão Organizadora

Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa

Comissão Científica

Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018