Introdução: É improrrogável mensurar de início, que a educação está passando por vários incitamentos principalmente na Educação Infantil, tendo em vista, que no início de 2020, uma emergência global abalou os setores econômicos, políticos e sociais, paralisados pela pandemia do novo Coronavírus/Covid-19. A pandemia deixou milhões de estudantes sem aulas presenciais, fazendo com que a interação pedagógica ocorresse de forma síncrona por mecanismos digitais ou assíncronas como atividades direcionadas. O período de isolamento social passou, as atividades escolares retornaram. Neste contexto, nos interessa investigar: quais alterações ocorreram no planejamento do professor da educação infantil com a volta as aulas presenciais? Cabe aqui destacar que estamos utilizando o termo pós-pandemia para nos referirmos a volta das atividades escolares presenciais ocorridas a partir do segundo semestre de 2021 de forma gradual, considerando, que a Organização Mundial de Saúde mantém a Covid-19 como Emergência de Saúde Pública. Objetivo: Analisar o planejamento escolar dos professores da educação infantil em Cascavel – Ceará, tendo como referência o momento anterior a pandemia e o retorno das atividades didáticas escolares. Metodologia: O estudo, como pesquisa educacional qualitativa, utilizou como estratégia para a revisão bibliográfica incursões na rede mundial de computadores, especificamente nos sítios eletrônicos: Scielo e Google acadêmico. Vale ressaltar que o lócus da pesquisa vai de um estudo teórico coadunando com a realidade material de um Centro de Educação Infantil (CEI) no município de Cascavel - CE, na qual analisamos planos de aulas advindos da Secretaria Municipal de Educação (SME) do mês de março dos anos de 2020 e 2023. Resultados e Discussão: Os principais resultados apontam que não houve grandes modificações comparando o antes e após a pandemia, mesmo com todos os desafios e dificuldades no decorrer do período pandêmico. O quão desafiador é romper com paradigmas já construídos, modificar o processo de ensino já estabelecido. As transformações abruptas da pandemia deveriam ter proporcionado o repensar sobre as práticas e aprimoramento constante na formação, atualizando sobre os múltiplos contextos envolvendo o educando. Considerações finais: A partir do que foi exposto, conclui-se que é de suma importância o acolhimento das famílias e dos saberes infantis, e as atividades que conciliam aprendizagens anteriores e as exigências de um mundo pós-pandêmico. Vale ressaltar, que o planejamento deve ser pautado nas múltiplas linguagens das crianças, dando ênfase nas vivências proporcionadas pelo contexto presenciado dentro e fora da escola.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018