Introdução:A alteração facial devido a um trauma é bastante perceptível, pois o rosto é uma parte proeminente do corpo e é suscetível a lesões. O trauma pode resultar em graves deformidades funcionais e estéticas. As consequências físicas do trauma são bem estabelecidas, onde muitas vezes levam a cicatrizes, deformidades e perda da função. Além dos aspectos físicos do trauma que os pacientes sofrem, muitos dos pacientes estão sujeitos a traumas psicológicos graves, que muitas vezes não são detectados. Objetivo:Apresentar a importância de acompanhamento psicológico e / ou psiquiátrico após traumas faciais. Métodos:Trata-se de uma revisão de literatura, utilizando as bases de dados Ebsco e PubMed, onde 05 artigos correspondiam com os critérios de seleção. Resultados:Após um traumatismo de face o paciente pode desenvolver efeitos psicológicos negativos, como nível elevado de ansiedade, insônia, diminuição de vínculos, depressão, abuso de substâncias e transtornos psicológicos como estresse pós-traumático; resultando em prejuízos significativos no desenvolvimento da sua reintegração à sociedade. Geralmente esses efeitos podem ter diagnósticos tardios e podem ser negligenciados durante o tratamento do trauma, onde o objetivo é manter a vida e restabelecer a função pré trauma do paciente. Considerações finais:É aconselhado que exista uma equipe especializada em saúde mental dentro do ambiente hospitalar, local em que o paciente se encontra no pós operatório imediato e onde deve receber esse suporte inicial. Esse suporte precoce diminui a incidência, podendo até preveni o desenvolvimento do estresse pós-traumático, levando ao restabelecendo da vida cotidiana do paciente. Palavras-chave:Maxillofacial trauma; Implicações psicológicas; Estresse pós traumático.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018