Introdução: A cefaleia cervicogênica está classificada no grupo primário de cefaleias qualificada como tendo dor bilateral nas regiões temporal e parietal podendo também apresentar cervicalgia reconhecida na classificação apresentando uma intensidade de leve a moderada. Nesse contexto, a mobilização articular emerge como uma técnica promissora, sendo capaz de reduzir a dor e melhorar a função e funcionalidade dos pacientes a serem tratados. Objetivo: Identificar os efeitos da aplicação de técnicas de mobilização cervical no alívio da dor em pacientes com cefaléia cervicogênica. Métodos: Esse estudo é do tipo descritivo em formato de revisão integrativa de artigos em português e inglês, publicados nos últimos 10 anos, nas bases de dados Scielo, Pubmed e BVS. Descritores utilizados; Physiotherapy, Manual therapy, Cervicogenic headache e Joint Mobilization. Foram selecionados artigos envolvendo intervenções de fisioterapia e técnicas aplicadas por fisioterapeutas com ênfase na mobilização articular cervical fazendo parte da amostra 06 artigos. Resultados: Os resultados apontam que as técnicas de mobilização da cervical são eficazes na frequência, intensidade, alívio da dor e tonturas em pacientes com cefaléia cervicogênica. Considerações finais: as técnicas de mobilização de cervical trazem melhoras consideráveis no tratamento da cefaleia cervicogênica e variáveis de dor e incapacidade apontando a mobilização de cervical como uma intervenção promissora.
Palavras-chave: Manual Therapy; Physiotherapy; Cervicogenic headache; Joint Mobilization.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018