Introdução: O bruxismo é um transtorno que ocorre através uma atividade rítmica, repetitiva e involuntária dos músculos da mastigação caracterizado pelo ranger e/ou apertar dos dentes. Com alta prevalência em crianças e risco de danos aos tecidos dentários, demonstrando a relevância de se conhecer a etiologia, diagnóstico, epidemiologia, consequências e propostas terapêuticas para essa condição. Assim como nos adultos, existem duas formas diferentes de bruxismo nas crianças, nomeadamente bruxismo acordado e bruxismo do sono. Ele é caracterizado por vários sinais e sintomas combinados de várias maneiras, como desgaste e fraturas dentárias, impressões dentárias em tecidos moles, distúrbios temporomandibulares, dores de cabeça, hábitos parafuncionais, distúrbios comportamentais e do sono. Deve ser considerado através de um modelo biopsicossocial, o sono, os traços de personalidade, o estresse e as dores de cabeça são os fatores aos quais devem ser abordadas para melhorar o diagnóstico e o tratamento. Sobre o diagnóstico, a ferramenta mais confiável em crianças continua sendo o relato de ranger de dentes pelos pais ou cuidadores, que deve ser acompanhado de entrevista oral e exame clínico preciso. Objetivo: Demonstrar através de uma revisão integrativa na literatura o diagnóstico e métodos de controle do bruxismo infantil. Assim, sabendo que é possível identificar logo cedo o fator causal, os pais e/ou cuidadores podem relatar o estresse, hábitos parafuncionais, dores de cabeça entre outros e juntamente ao cirurgião dentista através de um exame clínico para concomitantemente controlar esse transtorno. Metodologia: Foi realizada pesquisas na base de dados PubMed, Scielo e Bvsalud por meio dos descritores: Bruxism Therapy e Pediatric Dentistry, Pediatric Dentistry e Bruxism separados pelo operador boleano AND publicados nos últimos cinco anos. Utilizou-se os filtros texto completo na íntegra escritos em inglês, português e espanhol. A busca resultou em 215 artigos, nos quais foram selecionados 8 para o presente trabalho. Resultados e Discussão: Estudos falam da eficácia de medicamentos, placas oclusas, intervenções com aparelhos ortodônticos e até mesmo com uma equipe multidisciplinar. Ademais, em relação ao tratamento devem ser avaliados individualmente, levando em consideração que o bruxismo não é considerado um distúrbio em indivíduos saudáveis. Achados como o número de dentes erupcionados influenciam na severidade do bruxismo como também crianças que apresentam bruxismo tem maior chance de apinhamento. Entretanto, o bruxismo não está associado à presença de nenhuma de más oclusões avaliadas. Considerações finais: O bruxismo é multifatorial, contudo, o diagnóstico e método de controle para tal é particular, assim o quanto antes é diagnosticado juntamente com uma equipe multidisciplinar, podemos prevenir possíveis danos e trazer o bem-estar da criança.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018