Introdução: O Brasil passou, nos últimos anos, por uma importante fase de transição demográfica, epidemiológica e nutricional. Isso gera alterações no consumo alimentar da população e, consequentemente, na composição corporal e na qualidade de vida dos indivíduos. Nesse contexto, estão os estudantes de nível superior que tendem a ter uma dieta com refeições mais rápidas e menos saudáveis ocasionando efeitos deletérios à saúde. Objetivo: Identificar fatores responsáveis pela mudança do consumo alimentar e do estado nutricional de universitários. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, buscando responder à pergunta norteadora: “Quais fatores podem influenciar na mudança do consumo alimentar e do estado nutricional de universitários?”. Buscou-se artigos publicados em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, nos últimos 5 anos, nas bases de dados BVS, LILACS, SciELO e MEDLINE. Foram empregados DeCS (Descritores em Ciências de Saúde) e MeSH (Medical Subject Heading): Estudantes (Students; Estudiantes); Universidades (Universities; Universidades); Ingestão de Alimentos (Eating; Ingestión de Alimentos); Estado Nutricional (Nutricional Status; Estado nutricional). Os termos foram cruzados utilizando a estratégia PICOS. Após leitura minuciosa, 17 artigos foram usados. Resultados: Diversos fatores socioeconômicos estão diretamente relacionados com hábitos alimentares inadequados e de alta ingestão de sódio, açúcar e gorduras saturadas. Sobrepeso e a obesidade, em geral, acometem metade desse público com idade entre 18 e 30 anos, por isso os dados possuem uma maior relevância. Considerações finais: Universitários possuem uma dietética deficiente de vitaminas e minerais. A alta ingestão de alimentos ultraprocessados e industrializados pode gerar prejuízos à saúde e ao estado nutricional
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018