JOGO DA MEMÓRIA COMO FACILITADOR DE ENSINO - APRENDIZAGEM NOS ENCONTROS DE MONITORIA

  • Autor
  • AMANDA ESTEVES ROCHA NASCIMENTO
  • Co-autores
  • Lívia Campina de Carvalho , Laíssa Almeida Custódio da Silva , Lea Dias Pimentel Gomes Vasconcelos , Linicarla Fabiole de Souza Gomes
  • Resumo
  • Introdução: O processo ensino aprendizagem é caracterizado por ser dinâmico, isto é, pode ocorrer uma modulação no modo de produzir o conhecimento, possibilitando assim, recursos de várias estratégias práticas para que essa produção aconteça e que resulte em algo que tenha impacto. Metodologias ativas de aprendizagem, é um termo bastante empregado ultimamente, caracterizado por ser uma técnica pedagógica baseada em atividades capazes de proporcionar o envolvimento ativo de quem está aprendendo, de modo que o acadêmico se torne protagonista da construção do próprio conhecimento (KELLY et al., 2018). Nesse sentido, percebe-se a importância de apostar em estratégias desse tipo, promovendo uma formação crítica-reflexiva e participativa dos alunos. Objetivo: Relatar a experiência acerca do jogo de memória desenvolvido na monitoria da disciplina de Processo do Cuidar da Saúde da Mulher. Metodologia: Relato de experiência acerca do jogo de memória utilizado no dia 25 de abril de 2023, na monitoria da disciplina de Processo de Cuidar da Saúde da Mulher, relacionado ao conteúdo métodos contraceptivos, com duração de uma hora,do curso de Enfermagem de uma faculdade privada do município de Fortaleza. Resultados e Discussão: Nas atividades de monitoria são abordados os assuntos da consulta ginecológica, saúde sexual e reprodutiva, concepção e anticoncepção. E para abordar o assunto sobre concepção e anticoncepção, foi construído um jogo da memória, relacionando à imagem e o significado de cada método contraceptivo, com suas definições e mecanismos de ação. Composto por 20 cartas e participação de dez alunos. O jogo foi distribuído de forma aleatória em uma mesa, a monitora esclareceu as regras que consistia em: o jogador deve procurar o par para a primeira peça levantada, encontrando o par o jogador pega as duas peças e repete a jogada até não mais não completar o par, desta forma, foi possível observar uma participação mais ativa dos alunos. A estratégia do jogo estimula a competitividade saudável entre alunos, pois quem acertava na primeira desvirada de carta, como regra poderia realizar outra jogada e assim sucessivamente, se continuasse acertando, e a cada erro, passava se a vez para a próximo aluno. Sendo assim, os alunos fizeram uma revisão de conteúdo de forma prazerosa e divertida, proporcionando melhor compreensão do assunto abordado. Considerações Finais: À vista da experiência, foi percebido sua importância para monitores e alunos, pois estes puderam perceber o uso de metodologias ativas para memorizar o assunto visto em sala de aula, promovendo uma aprendizagem significativa com grande participação dos acadêmicos.

  • Palavras-chave
  • Ensino-aprendizagem, Enfermagem, Metodologias ativas, Jogo da Memória.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos

  • ALIMENTOS, NUTRIÇÃO E SAÚDE
  • ANÁLISE E CÁLCULO ESTRUTURAL
  • ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS
  • ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
  • AUDITORIA NAS ORGANIZAÇÕES
  • BEM-ESTAR ANIMAL, MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA E SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA
  • BUSINESS INTELIGENCE ARTIFICIAL E SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO
  • CLÍNICA E BIOTECNOLOGIAS APLICADAS EM MEDICINA VETERINÁRIA
  • CONSTITUIÇÃO, CIDADANIA E EFETIVAÇÃO DE DIREITOS
  • CONTABILIDADE, CONTROLADORIA E FINANÇAS
  • CLÍNICA ODONTOLÓGICA, ODONTOLOGIA RESTAURADORA E REABILITADORA
  • DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROJETOS
  • DIREITOS FUNDAMENTAIS, SUSTENTABILIDADE E DEMOCRACIA
  • DOENÇAS CRÔNICAS NÃO-TRANSMISSÍVEIS
  • ENGENHARIA DE SOFTWARE E COMPUTAÇÃO EM NUVEM
  • ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO
  • ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS
  • ESTUDOS DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS
  • FARMÁCIA HOSPITALAR E CLÍNICA
  • FITOTERAPIA
  • GESTÃO, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E IDENTIDADE
  • INOVAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • LEAN MANUFACTURING E GESTÃO
  • MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  • MOVIMENTOS SOCIAIS, CONFLITO E DIREITOS HUMANOS
  • PLANEJAMENTO, MODELOS E ESTRATÉGIAS EM GESTÃO DE PESSOAS
  • POLÍTICAS E PRÁTICAS EM SAÚDE MENTAL
  • POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS SOCIAIS
  • PRÁTICA DOCENTE E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
  • PROCEDIMENTOS FÍSICO-QUÍMICOS UTILIZADOS EM ESTÉTICA
  • PROCESSO DE CUIDAR
  • PRODUÇÃO DO ESPAÇO, OCUPAÇÃO, GESTÃO E CIDADANIA
  • PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS
  • PRODUTOS NATURAIS, FARMACOLÓGICOS E COSMÉTICOS
  • PROMOÇÃO DA SAÚDE E TECNOLOGIAS APLICADAS
  • PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO EM FISIOTERAPIA
  • QUALIDADE E INOVAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO
  • SANEAMENTO AMBIENTAL, POLUIÇÃO DO AR, RECURSOS HÍDRICOS E GEOTECNIA
  • SAÚDE COLETIVA, PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM ODONTOLOGIA
  • SAÚDE MENTAL E O PROCESSO DE ADOECIMENTO NO TRABALHO
  • TECNOLOGIA EM ENGENHARIA DE TRÁFEGO E TRANSPORTE
  • TEORIA DO PROJETO, DA ARQUITETURA E DA CIDADE

Comissão Organizadora

Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa

Comissão Científica

Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018