DESCONSTRUINDO AMÉLIA: A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA

  • Autor
  • Amanda Esteves Rocha Nascimento
  • Co-autores
  • Lívia Campina de Carvalho , Laíssa Almeida Custódio da Silva , Lea Dias Pimentel Gomes Vasconcelos , Linicarla Fabiole de Souza Gomes
  • Resumo
  • Introdução: A linguagem musical é representada por essa diversidade de símbolos que a mesma nos leva a refletir. Por isso a música é um importante instrumento pedagógico que nos motiva e auxilia no processo da aprendizagem (SILVA; LOPES, 2020). Desconstruindo Amélia fez sua estreia em 2009, como sétima faixa do álbum Chiaroscuro, terceiro disco de estúdio de Pitty, e traz uma composição que questiona os papéis das mulheres na sociedade, dialogando com a posição da própria cantora como artista. Nessa perspectiva, a atividade foi pensada para os alunos da disciplina de saúde da mulher, com o intuito de explorar o papel da mulher, estimulando pensamento crítico e visão ampliada sobre a temática, de forma dinâmica e eficaz. Objetivo: Relatar a experiência do uso da música como estratégia de ensino-aprendizagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência vivenciado pela professora e monitoras da disciplina Processo de cuidar da Saúde da Mulher de um Centro Universitário localizado no Município de Fortaleza em agosto de 2023. Resultados e Discussão: A música é sinônimo de cultura, de aprendizagem e de conhecimento, quando lhe damos com esse instrumento percebemos a riqueza presente na diversidade musical e nas letras por elas expressadas (JORDÃO et al., 2012). A atividade proposta em sala de aula, estimulou aos alunos ouvirem a canção, analisarem a letra e relacionar com o conteúdo sobre o papel da mulher na sociedade moderna. Desse modo, através da ferramenta ‘’padlet’’ os estudantes puderam registrar as reflexões de forma criativa, através de textos, fotos, versos e poesias. As fotos representaram a autenticidade, força, coragem e determinação da mulher na sociedade, ressaltando seu valor. A ferramenta do padlet possibilitou a construção de um painel colorido e cheio de significados sobre as mulheres e como se reinventar, todos os dias. Nessa concepção, ficou evidente que a utilização da música como atividade criativa, na disciplina, potencializou os alunos a reflexão crítica e desenvolvimento da criatividade a partir da história que acompanha a letra e correlacionarem com a disciplina, questionando, os papéis das mulheres na sociedade moderna. Considerações Finais: Conclui-se, que a experiência foi bastante enriquecedora tanto para os alunos, como para as monitoras, principalmente na elaboração de estratégias educacionais inovadoras e interativas para o processo de aprendizagem. A temática desenvolvida através da música, também desenvolveu o senso crítico do aluno acerca da valorização da mulher, ressaltando a força e autonomia feminina.

  • Palavras-chave
  • Enfermagem, Saúde da Mulher, Música.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos

  • ALIMENTOS, NUTRIÇÃO E SAÚDE
  • ANÁLISE E CÁLCULO ESTRUTURAL
  • ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS
  • ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
  • AUDITORIA NAS ORGANIZAÇÕES
  • BEM-ESTAR ANIMAL, MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA E SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA
  • BUSINESS INTELIGENCE ARTIFICIAL E SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO
  • CLÍNICA E BIOTECNOLOGIAS APLICADAS EM MEDICINA VETERINÁRIA
  • CONSTITUIÇÃO, CIDADANIA E EFETIVAÇÃO DE DIREITOS
  • CONTABILIDADE, CONTROLADORIA E FINANÇAS
  • CLÍNICA ODONTOLÓGICA, ODONTOLOGIA RESTAURADORA E REABILITADORA
  • DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROJETOS
  • DIREITOS FUNDAMENTAIS, SUSTENTABILIDADE E DEMOCRACIA
  • DOENÇAS CRÔNICAS NÃO-TRANSMISSÍVEIS
  • ENGENHARIA DE SOFTWARE E COMPUTAÇÃO EM NUVEM
  • ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO
  • ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS
  • ESTUDOS DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS
  • FARMÁCIA HOSPITALAR E CLÍNICA
  • FITOTERAPIA
  • GESTÃO, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E IDENTIDADE
  • INOVAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • LEAN MANUFACTURING E GESTÃO
  • MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  • MOVIMENTOS SOCIAIS, CONFLITO E DIREITOS HUMANOS
  • PLANEJAMENTO, MODELOS E ESTRATÉGIAS EM GESTÃO DE PESSOAS
  • POLÍTICAS E PRÁTICAS EM SAÚDE MENTAL
  • POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS SOCIAIS
  • PRÁTICA DOCENTE E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
  • PROCEDIMENTOS FÍSICO-QUÍMICOS UTILIZADOS EM ESTÉTICA
  • PROCESSO DE CUIDAR
  • PRODUÇÃO DO ESPAÇO, OCUPAÇÃO, GESTÃO E CIDADANIA
  • PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS
  • PRODUTOS NATURAIS, FARMACOLÓGICOS E COSMÉTICOS
  • PROMOÇÃO DA SAÚDE E TECNOLOGIAS APLICADAS
  • PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO EM FISIOTERAPIA
  • QUALIDADE E INOVAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO
  • SANEAMENTO AMBIENTAL, POLUIÇÃO DO AR, RECURSOS HÍDRICOS E GEOTECNIA
  • SAÚDE COLETIVA, PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM ODONTOLOGIA
  • SAÚDE MENTAL E O PROCESSO DE ADOECIMENTO NO TRABALHO
  • TECNOLOGIA EM ENGENHARIA DE TRÁFEGO E TRANSPORTE
  • TEORIA DO PROJETO, DA ARQUITETURA E DA CIDADE

Comissão Organizadora

Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa

Comissão Científica

Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018