Introdução: A saúde bucal inclui a capacidade de falar, sorrir, cheirar, saborear, tocar, mastigar e engolir, e transmitir uma série de emoções por meio de expressões faciais com confiança e sem dor ou desconforto. O edentulismo infelizmente é uma realidade muito comum entre as pessoas idosas e está frequentemente associada à qualidade de vida do indivíduo e sua autoestima. Objetivo: Avaliar, por meio de uma revisão de literatura, as repercussões do uso de próteses totais na autoestima e qualidade de vida de pacientes edêntulos. Métodos: Trata-se de uma revisão da literatura, em que foram realizadas buscas bibliográficas nos portais eletrônicos PubMed/Medline e EbscoHost, utilizando os descritores “Elderly”; “Complete Denture”; “Quality of Life”. Após aplicações de critérios de elegibilidade, nove estudos foram selecionados para compor este estudo. Resultados: É muito comum que um paciente edêntulo sofra de constrangimento em algum momento porque sua prótese não está bem adaptada, dificultando sua mastigação e fala. É de suma importância que o cirurgião-dentista tenha uma técnica aprimorada para a realização de uma boa prótese dentária, garantindo uma boa retenção e estabilidade, que são a maior causa de queixas dos pacientes, quando examinados pelos cirurgiões-dentistas. Considerações finais: Podemos concluir podemos concluir que a utilização de prótese dentária é capaz de gerar um impacto positivo ou negativo na qualidade de vida do paciente idosos ou edêntulos, bem como na sua autoestima.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018