Introdução: A raça humana tem diferentes identidades e variações de proporção. A Boca dá um grande número de detalhes para informações de identificação de vítima na área de odontologia legal. O odontologista forense e o dentista está ativamente envolvido em várias finalidades da odontologia legal para identificação de um indivíduo em situações como: desastre em massa, investigações civis e criminais, abuso infantil e diversas outras atividades, onde utilizam recursos odontológicos, incluindo anatomia, número e posição dos dentes, palato, restauração protética, presença de implantes, marcas de mordida e impressões labiais como chave para suas investigações.Com base nesses detalhe é possível gerar dados da vítima atestando uma idade, sexo, estatura e identificação racial. Objetivo: Relatar a participação da odontologia no processo de identificação de vítimas, fazendo parte da equipe forense. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura, utilizando as bases de dados Ebsco e PubMed, em que foram 07 artigos que correspondiam com os critérios de seleção. Resultados: Os odontolegistas forenses são responsáveis por examinar e avaliar as lesões de dentes, mandíbulas e estruturas orofaciais. Podem dizer a idade da vítima baseado nos seus conhecimentos de odontologia geral observando a idade através do desenvolvimento dentário, da presença ou ausência dos dentes, podendo ajudar outros especialistas a determinar o sexo dos restos mortais usando dentes e crânios. Considerações finais: Portanto, nota-se que a odontologia legal é de suma importância na investigação e identificação de vítimas após a morte.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018