A exposição a poluentes atmosféricos decorrentes das queimadas vem acarretando sérios danos à saúde. Tal quadro se apresenta ainda mais gravoso quando se refere a região do Amazonas. A situação vem provocando grandes debates, tendo em vista os reflexos devastadores para a qualidade de vida da população local. O quadro afronta o direito constitucional ao meio ambiente ecologicamente equilibrado por meio do qual se busca proteger a dignidade da pessoa humana. Diante do exposto, o objetivo geral da presente pesquisa consiste em analisar os impactos das queimadas na região amazônica face ao direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado enquanto instrumento de efetivação do princípio da dignidade da pessoa humana da população local. Objetivos específicos verificar a relação entre direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e o princípio da dignidade da pessoa humana; identificar o fator causador das queimadas na região amazônica e compreender seus impactos para a população local. No que concerne a metodologia, trata-se de pesquisa bibliográfica de análise qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa o levantamento de dados constante em sites jurídicos, lei, doutrina e artigos científicos, que foram coletados do Google Acadêmico, do portal CAPES e do site SciELO. Constatou que o agravamento na saúde da população, principalmente na região Amazônica acarreta danos de diversas ordens e que acarreta um tal custo para o estado. Tal quadro compromete a dignidade da pessoa humana posto que lhe nega, dentre outros, o direito constitucional ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018