Introdução: O processo de aprendizagem está diretamente relacionado com o desenvolvimento de competências e habilidades que podem ser adquiridas e aperfeiçoadas por meio dos estudos. A produção de um conhecimento efetivo e eficiente pode se dar pela utilização de metodologias ativas como estratégia a fim de permitir o melhor desempenho possível do aprendiz. Nesse sentido, os estudos apontam que quando a construção do conhecimento está associada a um processo que permite que o aluno experimente espaços e formas de se desenvolver ativamente há maiores resultados. É nessa perspectiva, que a inserção do Kahoot, que consiste numa plataforma de aprendizagem baseada em jogos, nas monitorias da disciplina de Processo de Cuidar da Saúde da Mulher foi pensado, no intuito de facilitar o aprendizado e surgir de fato um diferencial no ensino e estimular a participação do aluno, como ser ativo no processo de aprendizagem. O Kahoot foi fundado em 2012, é considerado umas das plataformas mais populares em relação a jogos de aprendizagem, conferindo conteúdos diversos como matemática e ciência, na qual une ensino e interação. Objetivo: Relatar a experiência de monitoras acerca da utilização da ferramenta digital Kahoot nas monitorias da disciplina de Processo de Cuidar da Saúde da Mulher. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência vivenciado por acadêmicas de enfermagem e monitoras de um Centro Universitário localizado no Município de Fortaleza em junho de 2023, tendo como conteúdo abordado no Kahoot os “distúrbios do líquido amniótico” com a participação de 10 alunos na atividade. Resultados e Discussão: A aplicação do Kahoot foi colocada no ambiente da monitoria de forma a proporcionar maior interação entre a turma e o aproveitamento do conteúdo a ser fixado. Dessa maneira, a utilização do Kahoot tornou-se um potencializador de estímulo e interação, correlacionando os conteúdos já vistos em sala de aula com as práticas da monitoria. Para a criação do Kahoot, o monitor elaborou um questionário com perguntas (características das perguntas curtas, com respostas de múltiplas escolhas) relacionadas ao assunto abordado pelo professor em sala de aula, inseriu na plataforma com o auxílio de ferramentas , como o temporizador, ao final, são elencados os vencedores e, pódios de 1º, 2º e 3º lugar. Desse modo, foi possível observar uma participação mais intensa dos alunos, tendo em vista que o kahoot estimula a competitividade e um maior interesse, diferente da utilização de meios tradicionais, pois o fato do aplicativo estimular tempo entre as respostas, quanto mais rápido o aluno responder mais chances ele tem de alcançar o pódio, o que o leva a revisar o conteúdo de forma mais efetiva e divertida. Portanto, a implementação dessa metodologia ativa nas monitorias possibilitou o aprofundamento teórico e prático tanto do aluno, quanto do monitor, para este último a utilização do Kahoot como estratégia pedagógica possibilitou que ele pudesse se aprofundar ainda mais acerca do conteúdo abordado, pelo fato do processo de construção das perguntas, onde este precisaria se debruçar na literatura. Considerações Finais: Pelo exposto, é possível perceber que a experiência relatada permite concluir que o uso de metodologias ativas como o Kahoot, são imprescindíveis no processo de ensino-aprendizagem, e que de fato são eficazes frente ao objetivo proposto. Ademais, percebe-se que essa abordagem por parte das monitoras coloca em cena a importância de implementá-las com mais frequência como suporte na produção de conhecimento, a fim de ser mais evidenciada e utilizada nos espaços pedagógicos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018