Introdução: A Odontologia é de suma importância nas ações preventivas, eliminação de processos inflamatórios, infecciosos e de sintomatologia dolorosa, que afetam não só o sistema estomatognático, como a qualidade de vida do paciente. A monitoria compreende um serviço de apoio pedagógico que possibilita aos acadêmicos a oportunidade de aprofundar conhecimentos e solucionar eventuais dificuldades relacionadas à disciplina trabalhada. Criando uma importante conexão entre alunos e professores, possibilitando aos monitores uma experiência de grande valia na formação acadêmica dos futuros profissionais, visto que essa prática oportuniza a formação crítica na graduação e na pós-graduação, e desperta, no formando, o interesse pela docência na educação superior, bem como, possibilita ao discente monitor aprofundar os conhecimentos na área da monitoria, fazer networking com profissionais altamente capacitados e participar do processo de ensino-aprendizagem dos discentes monitorados. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo principal discutir a importância da monitoria de Clínica Integrada I do curso de Odontologia no processo de ensino-aprendizagem e o impacto na vida acadêmica dos monitores através de um relato de experiência. Metodologia: A base de dados escolhida para a seleção dos estudos foi o Pubmed que engloba o Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), o portal Bvs/Lilacs e na Scientific Electronic Library Online (SCIELO), no período de 2010 a 2023, disponibilizados eletronicamente na íntegra nas bases de dados citadas anteriormente; publicados em português e inglês; utilizando publicações de relatos de experiência, revisão integrativa e revisão sistemática da literatura. Os critérios de inclusão de artigos no presente trabalho foram: abordar sobre a educação, monitoria de discentes e que falem sobre a importância da monitoria na formação acadêmica. A análise foi realizada considerando informações específicas de cada artigo relacionadas ao ano de publicação, tipo de pesquisa. Foram utilizados os descritores cadastrados do DeCs: “relações interpessoais”, “docência” e “formação acadêmica”. Relato de experiência: Nos dias estabelecidos pela disciplina de Clínica Integrada I do curso de Odontologia contemplada pela monitoria, os alunos-monitores participaram de momentos de ajuda e sanando dúvidas que surgiam durante os atendimentos clínicos da disciplina. São realizados momentos teóricos e práticos para melhor estabelecer o conhecimento das especialidades odontológicas e vivência clínica. A monitoria aproxima e integra o aluno-monitor no sistema de ensino-aprendizagem. A vivência da monitoria possibilitou aos alunos envolvidos desenvolver um networking e um desenvolvimento acadêmico para crescimento profissional, com vislumbre para a área da docência. Considerações finais: Conclui-se que a monitoria tem extrema importância no processo de ensino-aprendizagem do aluno-monitor. Estimula a formação dos discentes, gera vínculo com o professor orientador e possibilita um crescimento técnico-científico dos alunos-monitores.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018