Introdução: A babesiose é uma hemoparasitose muito comum na rotina clínica veterinária que pode levar o óbito do animal. Normalmente ela induz um quadro de anemia hemolítica por parasitar hemácias. Os agentes etiológicos envolvidos na infecção canina são as espécies de protozoários Babesia canis e Babesia gibsoni, transmitidos pelo carrapato do gênero Rhipicephalus. Objetivo: Relatar um caso de trombocitopenia induzida por babesiose em um cão. Metodologia: Cão, macho, Rottweiler, 1 ano e 5 meses foi atendido na Unidade Veterinária de uma Instituição de Ensino, cuja queixa principal era a presença de febre, diarreia e anorexia há 3 dias, porém com sinais já ausentes. A tutora relatou que o animal há 2 meses foi diagnosticado com erliquiose e tratado. O exame físico não mostrou qualquer alteração. Foram solicitados: hemograma, quantificações bioquímicas séricas e testes rápidos para leishmaniose, erliquiose, anaplasmose, dirofilariose e borreliose. Resultados e Discussão: O hemograma mostrou: severa trombocitopenia, discreta linfocitose e uma discreta redução do número de hemácias e na concentração de hemoglobina. No estiraço sanguíneo verificou-se a presença de trofozoíto de Babesia spp. As dosagens de ALT, creatinina e fosfatase alcalina apresentaram-se normais. Os testes rápidos mostraram-se negativos. A queda do hematócrito e redução da contagem de hemácia está associada à hemólise desencadeada pela presença do parasita no interior da hemácia e a trombocitopenia induzida por Babesia spp. possui mecanismo fisiopatológico associado à coagulação intravascular disseminada, desencadeada pela própria hemólise ou associação com vasculite. Considerações finais: Conclui-se, nesse relato, que a babesiose induziu sinais clínicos transitórios, porém com a principal alteração hematológica sendo manifestada pela trombocitopenia, sendo necessário mais estudos do mecanismo patogênico relacionando ao quadro plaquetopênico.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018