Introdução: A monitoria acadêmica é um formato que desempenha um papel diferenciado dentro do contexto pedagógico do aluno monitor, possibilitando maior aprendizado, estímulo à docência, diferentes possibilidades de atuação profissional e troca de interesses entre professor, aluno e monitorado. Atualmente as metodologias ativas ganharam bastante reconhecimento dentro do ambiente de aprendizagem porque fogem do ensino tradicional.Objetivo: Relatar a experiência dos discentes na condução da dinâmica “A Saga das Estrelas” como estímulo de aprendizagem nas monitorias das disciplinas de fisioterapia respiratória e terapia intensiva. Métodos: Trata-se de um relato de experiência de discentes no comando de uma dinâmica nas disciplinas de fisioterapia respiratória e terapia intensiva, que consiste em acumular o maior número de estrelas adesivas, estas conquistadas através da participação e interação dos monitorados durante as aulas.Resultados: Diante da metodologia realizada, foi observado que os alunos participantes das respectivas disciplinas obtiveram uma criação de vínculo estudantil com seus colegas, participação ativa nas explicações levando a uma absorção mais eficaz do conteúdo, redução da timidez, facilitando uma comunicação mútua. Aos monitores, a execução da tarefa era desafiadora inicialmente, mas a experiência se tornou enriquecedora para os mesmos, pois despertou confiança e domínio quando expostos a desafios, somada a uma boa convivência no dia a dia das monitorias.Considerações finais: A inserção de dinâmicas nas monitorias acadêmicas como metodologias ativas de aprendizagem mostra-se eficaz na absorção do conteúdo, fortalecimento de relações interpessoais, geração de confiança no discente, desenvolvimento de competências docentes e contribui para desenvolvimento educacional dos monitores e monitorados.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018