Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de perda de funcionalidade no mundo e a sua incidência de casos no Brasil está chegando a quase 1000 pessoas por dia, segundo a Sociedade Brasileira de AVC, em 2022. Tal acometimento contribui para a dependência nas atividades de vida diária destes pacientes, influenciando diretamente nas condições para o bem-estar global do indivíduo. Assim, é preciso recuperar a função motora das extremidades afetadas direcionando essa pessoa a uma melhor qualidade de vida. Ademais, a terapia do espelho pode ser utilizada como uma aliada na estratégia de reabilitação, onde os pacientes podem experimentar a ilusão do movimento da mão acometida, observando o reflexo da mão sem acometimento em um espelho colocado em plano sagital entre as hemifaces. Dito isto, em conjunto com a terapia do espelho, a realidade virtual pode influenciar na melhora do quadro do paciente, que além de fornecer estimulação externa, tem potencial adicional para estimular o sistema sensório-motor interno. Objetivo: Analisar os benefícios e adversidades da tecnologia de realidade virtual na abordagem fisioterapêutica em pacientes com sequelas pós AVC. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada nas bases de dados BVS e EBSCOhost, onde foram encontrados 120 artigos. Utilizando como critério de exclusão, artigos não relacionados com a temática central, revisões de literatura, dissertações e teses. E como critérios de inclusão, artigos dos últimos 5 anos (2018 - 2023) e relacionados ao tema. Aplicados como descritores na língua portuguesa “acidente vascular cerebral”, “terapia do espelho” e “realidade virtual”. Após a análise, 115 artigos foram descartados por não cumprirem os critérios de elegibilidade, restando 5 para análise. Resultados e Discussão: Diante da atual pesquisa foi possível perceber que apesar de um crescimento constante das tecnologias voltadas à reabilitação, este ainda é um tema com diversas controvérsias e carente de pesquisas mais aprofundadas, principalmente quando considerado o fato de quanto maior for a capacidade de adaptação da referente tecnologia menor é capacidade de protocolar de maneira padronizável de forma a demonstrar-se de modo relevantemente eficaz em um curto período de tempo. Todavia, a partir do estudo realizado, foram evidenciadas respostas positivas em tratamentos associados à realidade virtual, sendo ela responsável pela ativação de redes cerebrais relacionadas ao movimento e circuitos de recompensa apresentando resultados positivos principalmente quando em conjunto a outras intervenções. Considerações finais: Foi possível observar respostas neurológicas ligadas a neuroplasticidade nos estudos selecionados, porém, apesar do constante crescimento e favoráveis resultados, ainda sim é factível o impasse em encontrar embasamento científico concreto referente aos meios de tratamento através da plataforma de realidade virtual.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018