Introdução: O tratamento reabilitador para a cárie severa na infância (CSI) costuma ser um desafio para o odontopediatra. Uma opção eficaz de tratamento seria a reabilitação com resina composta por meio de matriz de acetato, que pode ser realizada em única sessão e não possui fase laboratorial. Objetivo: Evidenciar, por intermédio de uma revisão de literatura, a eficácia da reabilitação oral com coroa de acetato em pacientes pediátricos. Métodos: O presente trabalho trata-se de uma revisão literária integrativa, os estudos foram criteriosamente avaliados e escolhidos através de pesquisas nas bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PUBMED), Cochrane Library e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando o recurso de busca avançada e os seguintes termos: “Pediatric Dentistry”, “Rehabilitation”, “Composite Resins” sendo combinados através da locação do operador booleano “AND”. Resultados: O uso da técnica de coroa de acetato em conjunto com a resina composta fornece resultados satisfatórios referentes a estética e a boa adesão através das ligações micro mecânicas e formação de etiquetas resinosas. Porém, a técnica necessita de uma fase laboratorial extra para que seja realizado o modelo que servirá de base para a construção da coroa de acetato. Considerações finais: Diante do exposto, torna-se claro a eficácia da reabilitação oral de pacientes pediátricos com coroa de acetato, reduzindo o tempo de cadeira e, por utilizar resina composta, proporciona bons resultados estéticos para os procedimentos. Além disso, é minimamente invasivo e de baixo custo.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018