Introdução: A endocardite é uma infecção potencialmente fatal do revestimento endocárdico do coração, particularmente das válvulas cardíacas, com risco de vida. A maioria das pessoas corre baixo risco de endocardite. No entanto, aqueles com certas condições cardíacas correm risco moderado de infecção e aqueles com válvulas cardíacas artificiais ou reparadas, história de endocardite Infecciosa e certas doenças cardíacas congênitas, apresentam alto risco de endocardite infecciosa. Objetivo: Relatar sobre o tratamento odontológico em indivíduos com propensão à endocardite bacteriana, além de examinar a relevância da prevenção antibiótica prévia, em pacientes com alto risco de desenvolver a doença. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura, utilizando as bases de dados pubMed, BVS e ScienceDirect em que foram selecionados 11 artigos que correspondiam com os critérios de seleção. Resultados: A apresentação da EI é multivariada, o que explica as dificuldades no diagnóstico e o risco de atraso na terapia. A complexidade do diagnóstico da EI levou ao desenvolvimento de classificações diagnósticas. O diagnóstico de EI é considerado definitivo com pelo menos um critério patológico (microrganismos demonstrados por cultura ou exame histológico ou exame histológico mostrando endocardite ativa), a classificação de Duke-Li é a mais aceita atualmente. Considerações finais: Torna-se claro o conhecimento acerca da endocardite bacteriana na odontologia e sua correta abordagem, no qual deve ser avaliado a complexidade do procedimento e analisar a necessidade do uso da profilaxia antibiótica para a prevenção da EI.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018