Introdução: A monitoria é uma modalidade de transmissão de conhecimento mútua. Através dela, é possível que o aluno monitor volte a ter contato com uma disciplina que já tenha cursado, conseguindo relembrar e aprofundar seus conhecimentos sobre determinado assunto. O projeto de monitoria também propicia ao professor pessoas que o auxiliem nas aulas teóricas e práticas, como na disciplina de avaliação nutricional, onde são realizadas diversas atividades práticas para exercitar aquilo que é aprendido através da teoria. Permite também que alunos consigam tirar suas dúvidas de maneira mais rápida. Com a facilidade de uso tecnológico, hoje temos a facilidade de conseguir dar uma aula de monitoria não só presencial, como também de forma remota. Isso garante maior flexibilidade de horários e facilidade em organizar os encontros. Para se tornar um monitor, além de ser necessário já ter cursado a disciplina, é preciso passar pelas etapas de aprovação: carta de intenção, envio do histórico acadêmico e entrevista. Deste modo, o aluno que for aprovado para a monitoria deve ser estar comprometido e disposto a contribuir com o aprendizado dos colegas, sanando suas dúvidas e dando suporte sempre que necessário. Além disso, o monitor consegue uma maior fixação do conteúdo em razão do estudo mais aprofundado deste. Como já mencionado, a monitoria serve como uma extensão das aulas e tendo com aquele que dá assistência aos alunos, portanto, é um projeto de imprescindível para aqueles que desejam revisar e fixar os conteúdos ministrados pelo professor em sala de aula Objetivo: Relatar os impactos da monitoria e os benefícios acadêmicos para uma melhor evolução pessoal. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência discente na monitoria da disciplina de Avaliação Nutricional, que é ofertado como disciplina no 1° semestre da graduação na faculdade metropolitana de Fortaleza (Unifametro). A experiência ocorreu no estado de Fortaleza-CE, no período de março a agosto de 2023, correspondendo ao semestre 2023.1 e 2023.2. Para a realização deste estudo, foram realizadas pesquisas bibliográficas em artigos que correspondiam ao estudo, foram feitas as buscas na base de dados do portal eletrônico Scielo e google acadêmico. Resultados e Discussão: O Programa de Monitores contribui para que os alunos possam fazer o papel de monitor realizando um processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais capazes e fazendo que valorizem a relação entre professor e aluno e em conjunto de aprendizagem e participação, que possibilita ao estudante ser ouvido e auxiliado em suas dificuldades e receber maior incentivo ao estudo (Natário; Santos,2010). Desta forma, cabe ao monitor auxiliar os acadêmicos que apresentem dificuldades de compreensão na disciplina. (NASCIMENTO; BARLETTA, 2011). É observado que alunos-monitores, tende a ter um desenvolvimento pessoal e acadêmico para demonstrar motivação para participar das disciplinas, uma postura crítica com relação ao próprio aprendizado acadêmico e pessoal, assim como do aluno-monitorado (Seabra et al., 2023). Considerações finais: O projeto de monitoria é um método bastante eficaz na fixação de conteúdo para monitores, visto que o aluno tem a possibilidade de revisitar temas de estudo e aprimorar seus conhecimentos. A monitoria serve também como suporte ao docente, já que o aluno monitor irá atuar não apenas como esclarecedor de dúvidas facilitando a administração de assuntos futuros, mas também como ponte entre professor e alunos. Além disso, é uma etapa importante para aqueles que pretendem seguir o caminho da docência, por ser possível praticar técnicas de ensino e transmissão de informações. Tendo em vista as informações explanadas, podemos concluir que a monitoria é um projeto promissor para aqueles que gostariam de rever matérias anteriores ou se tornarem professores futuramente.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018