Introdução: Maus tratos infantis são tão frequentes que por vezes é banalizado. Crianças e adolescentes são alvos fáceis para atos de violência por serem frágeis e dependentes. O posicionamento dos cirurgiões dentistas frente a essas adversidades é dificultado pelo medo e pelo desconhecimento da real magnitude e impacto desse fenômeno na sociedade. Objetivo: O objetivo deste trabalho é revisar através da literatura sobre as principais condutas que um cirurgião dentista deve ter frente a esta situação e o grau de conhecimento. Metodologia: . Para este estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas nos portais eletrônicos Pubmed e BVS, por meio dos descritores “dentistry”, “domestic violence” e “child”. Com isso foram encontrados um total de 53 artigos tendo como base os últimos 5 anos. Após os critérios de inclusão como artigos nos idiomas português e inglês, disponíveis gratuitamente, leitura do resumo e da íntegra e de exclusão como carta ao editor, revisões de literatura, revistas e anais de eventos foram selecionados 7 artigos para compor este trabalho. Resultados e Discussão: Grande parte dos cirurgiões dentistas se acham inaptos a diagnosticar casos de maus tratos infantis e muita das vezes quando conseguem, não sabem a quais órgãos recorrer. Considerações finais: Com isso, conclui-se a importância do tema ser abordado desde a formação acadêmica, sendo de extrema importância os cirurgiões dentistas buscarem conhecimentos sobre o assunto. Estudos precisam ser feitos sobre a conduta dos dentistas, já que a literatura ainda é um pouco escassa.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018