Introdução: A Educação Física (EF) é uma via importante na educação infantil em que podemos desenvolver experiências, interações e brincadeiras nas quais as crianças apropriam-se dos conhecimentos através das suas habilidades, tendo o corpo em movimento como objeto de estudo. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a EF proporciona um enriquecimento de experiências para os alunos da educação básica e consequentemente um desenvolvimento global. Partimos então, da questão investigativa: O desenvolvimento motor dos alunos de cinco anos que vivenciam a prática de Educação Física na escola é o mesmo dos que não vivenciam? Holanda (2007) reforça quanto à importância de submeter crianças de zero a cinco anos a uma educação global, algo que pode potencializar o aprendizado e o desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e motor. Pensando de forma hipotética e puramente baseada no conhecimento empírico do pesquisador, após algumas buscas por estudos entorno do assunto e das contribuições que a EF traz para a sociedade e para a escola, é evidenciado que o aluno que se ausenta das práticas da EF pode ter um atraso motor e um possível sedentarismo ocasionado pelo mundo moderno em que se encontram, além da vulnerabilidade de se tornarem adultos egocêntricos. A EF, assim como outros componentes curriculares, possui objetivos de aprendizagem, cada um desses componentes tendo a responsabilidade da competência específica de área e o desenvolvimento que deve ser promovido ao longo dos anos. Mello (2014) sugere uma nova EF que atenda uma demanda de homens preocupados e responsáveis com a própria saúde física, mental e social. Objetivo: O objetivo geral desta pesquisa é salientar a importância da influência da EF no ensino infantil, realizando um estudo comparativo do desenvolvimento motor de alunos que são submetidos às aulas de EF, e alunos que não tem a vivência da prática da EF na escola, e o objetivo específico, seria analisar a relevância da EF no ensino infantil, mais precisamente os aspectos motores. Romanowski e Ens (2006) afirmam que tais pesquisas contribuem na composição da teoria do conhecimento, produção científica e prática social. Metodologia: O presente estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, entre Agosto e Novembro de 2022. Quanto aos descritores, foram utilizados os seguintes: Desenvolvimento Motor e Educação Física na busca avançada da plataforma Ebsco Host, pesquisa configurada entre o período de 2002 e 2022, no idioma português, textos completos, excluindo patentes, citações, artigos de revisão de literatura, editoriais, textos em inglês e espanhol, sendo assim apresentado 56 estudos. Inicialmente, sete estudos foram selecionados e após uma segunda análise mais criteriosa através dos títulos e resumos, foram escolhidos cinco estudos para leitura na íntegra e organização e ordenação dos estudos identificados. Após a leitura, nenhum destes artigos foram excluídos, portanto, sendo selecionados estes cinco estudos para esta revisão. Resultados e Discussão: Após analisar os artigos, observou-se que os mesmos foram publicados no intervalo dos anos 2002 a 2022. Os títulos dos artigos ajudaram nas buscas pelos assuntos desse estudo que foram encontrados pelos descritores utilizados nas bases de dados. Os cinco artigos que foram selecionados nas bases de dados, retornaram abordando a temática desta pesquisa e também verificando a influência da Educação Física no desenvolvimento de crianças na faixa etária dos cinco anos. O primeiro artigo nos traz um estudo quase que experimental, em uma escola pública, em que foi realizado uma bateria de avaliação dos movimentos de cada uma das crianças, os resultados nos trazendo uma diferença significativa, nas habilidades de motricidade fina e de equilíbrio nos alunos com atrasos motores. Então essa pesquisa demonstrou que as crianças que realizaram as avaliações, obtiveram uma melhoria significativa, sendo possível devido aos métodos de impacto positivo da intervenção psicomotora, proposta sobre o movimento motor. O segundo estudo avalia o Índice de Massa Corporal (IMC) e avaliação motora individual, através de um teste corporal para criança (Körperkoordinationstest Für Kinder – KTK), apontando os resultados como se não tivesse nenhuma relação entre o IMC e o teste motor, porém os meninos apresentaram um melhor desempenho motor, se comparado ao das meninas. Aquelas crianças que não participaram das aulas de EF, apresentaram um déficit na coordenação motora. A terceira pesquisa avaliou o desempenho motor de habilidades básicas de 40 alunos, sendo dividida em dois grupos, PEA e GC, sendo também aplicada uma anamnese adaptada sobre a rotina das crianças. Os resultados mostraram que as crianças do grupo PEA possuem um desempenho motor superior ao grupo GC, pois tem uma carga horária maior de práticas esportivas orientadas, tais resultados sugerem então que somente a prática em aulas de EF, não seja o suficiente para o alcance de um bom desempenho motor. O quarto estudo apontava crianças das séries iniciais do ensino fundamental que possuíam dificuldades coordenativas, relacionando com suas participações ou não nas aulas de EF, sendo assim, se conclui que os alunos que mais necessitam da participação, são os alunos que não participam das atividades. A quinta pesquisa aborda o nível de coordenação motora em crianças de seis a dez anos, considerando sexo e idade. Foi utilizado o teste KTK (trave de equilíbrio, salto monopedal, salto lateral e transferência sobre plataformas) obtendo como resultado o melhor desempenho dos meninos, podendo ter relação com o maior interesse por parte desses pelas atividades. Considerações finais: A pesquisa nos aponta que as crianças que são submetidas as práticas de atividades físicas na escola apresentam maiores habilidades motoras comparado às que não fazem e que, os aspectos motores se tornam mais desenvolvidos ainda caso essas crianças pratiquem algum esporte além da escola. Outra informação que os estudos nos trazem é que as crianças que não realizam as práticas das atividades esportivas podem ter um atraso motor e ficar vulnerável ao sedentarismo devido também a vida que se leva no mundo moderno. Então, podemos afirmar que se faz necessário a intervenção de habilidades motoras através da EF, para que as crianças dessa faixa etária possam vivenciar o quanto antes, tanto o desenvolvimento quanto a identificação das carências de habilidades, e assim corrigir para se evitar prejuízos futuros.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018