Os programas de fidelidade são programas desenvolvidos por empresas com o objetivo de
aumentar o consumo habitual, a intensidade da compra e a fidelidade à empresa. A
gamificação funciona como uma forma de estimular o cliente a aumentar o seu consumo,
pois, quanto maior for o seu consumo, mais ele subirá no ranking e a cada nova categoria
alcançada mais recompensas ele conseguirá. O objetivo deste trabalho foi analisar como a
gamificação, ao ser utilizada em programas de fidelidade, influencia o faturamento de uma
empresa cearense do ramo têxtil. Esta pesquisa foi realizada utilizando a metodologia de
análise de dados. Os dados analisados foram dados relacionados ao faturamento da empresa
têxtil e as categorias que compõem seu programa de fidelidade. Os resultados mostraram que
o faturamento oriundo dos clientes que participam do programa de fidelidade corresponde a
87,56% do faturamento total da empresa. Os clientes que não fazem parte do programa de
fidelidade correspondem a 79,93% do total de clientes, porém representam apenas 12,44% do
faturamento da empresa. Os clientes da categoria mais alta do programa representam apenas
0,14% do total de clientes, mas são responsáveis por 7,6% do faturamento da empresa. Foi
comprovado que a maior parte do faturamento da empresa vem dos clientes que estão
incluídos no programa de fidelidade e se beneficiam das recompensas da gamificação e que
quando estimulados com a gamificação os clientes tendem a consumir mais, fazendo com que
o faturamento da empresa aumente.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018