Os analgésicos existentes têm limitações e efeitos adversos significativos, incluindo tolerância, dependência, disfunção gastrointestinal, comprometimento cognitivo e uma janela terapêutica estreita, tornando a busca por novos analgésicos cada vez mais importante.Os estudos relacionados a analgesia com uso de cannabis medicinal e de canabinóides aumentou ao longo do tempo. A cannabis possui dois constituintes farmacológicos notáveis, os canabinóides isolados da planta, são o tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD), são compostos que podem interagir com receptores canabinóides e podem ser produzidos para fins terapêuticos e/ou de pesquisa científica. Nos EUA, a maioria dos estados permite a uso de cannabis medicinal para uma gama muito mais ampla de propósitos, inclusive para aliviar doenças crônicas, dor inflamatória e neuropática associada a condições como câncer, vírus da imunodeficiência (HIV), diabetes e lesão medular, e para estimular o apetite em pacientes. Além da região orofacial, há uma vasta quantidade de pesquisas que tiram diversas conclusões sobre a impacto da cannabis e dos seus medicamentos de base natural e sintética na dor crónica de etiologias múltiplas. Muitos autores encontraram evidências que apoiam o uso destes produtos comoopções de tratamento razoáveis para proporcionar alívio da dor àqueles que sofrem inteiramente de doença crônica dor neuropática, dor não oncológica, dor nociceptiva, ou ambas. Considerando o rápido avanço da aceitação global da cannabis medicinal, que é popularizada por produtos de saúde comerciais amplamente disponíveis, reconhecemos a necessidade de explorar a base de evidências em torno dos efeitos terapêuticos dos produtos à base de cannabis na região orofacial.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2023!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do XI Encontro de Iniciação à Pesquisa, XI Encontro de Monitoria, o XIII Encontro de Pós-graduação e o IV Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima Conexão!.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2023.
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas em: https://doity.com.br/conexao-unifametro-2023/artigos
Comissão Organizadora
Thalita Rodrigues
Fábio Júnior Braga
Laiza.Rodrigues
Thaiane Bezerra
Tom Lobo
Davi Menezes
Raphaela Sobral
Rita Maria Lima Reouças
Keise Daiane Teixeira Sousa
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2022 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2022
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2021 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2021
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2020 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2020
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018